Muntingia calabura – planta alimentícia e medicinal: antioxidante e controladora da glicêmia

Muntingia calabura – planta alimentícia e medicinal: antioxidante e controladora da glicêmia

Muntingia calabura, Tiliaceae, originária do sul do México, é uma árvore que se espalhou pela América Central e América do Sul tendo se adaptado bastante bem ao clima brasileiro.

Esta planta é usada em arborização urbana pois atrai muitos pássaros que se alimentam de suas frutinhas diminutas. Porém, também é alimentícia e medicinal.

As flores da calabura, abundantes e cheirosas, são especialmente atrativas para as abelhas e outros insetos polinizadores. A fruta é comestível, saborosa e sua produção ocorre durante o ano todo.

Usos medicinais

As flores da calabura têm propriedades antissépticas, analgésicas e antiespasmódicas. São usadas em infusão para o alívio de dores de cabeça e os primeiros sintomas de um resfriado.

Esta árvore é muito procurada por uma grande variedade de pássaros e morcegos frugívoros, sendo especialmente interessante o seu uso nos projetos de reflorestamento rural e urbano, pois serve como ponto de alimentação destes. E, é preciso lembrarmos, um ponto de alimentação muito interessante já que a Calabura frutifica o ano todo.

Cultivar a calabura

A calabura não é exigente com o solo onde está – aceita solos pobres e não se intimida com as variações de pH. Sua reprodução se dá por sementes ou por estaquia de galhos, durante todas as estações. A árvore atinge até os 13 metros de altura e seus galhos crescem por níveis sobrepostos, parecida nisso com o Chapéu-de-Sol.

muntigia calabura2

Estudos sobre as propriedades medicinais da Calabura

É incrível a diversidade de estudos que podem ser encontrados, nas edições científicas, sobre a calabura: como antioxidante, controladora da glicêmia e a atividade antinoceptiva do seu extrato alcoólico são alguns dos estudos disponíveis para leitura de quem se interessar. E, caso você se interesse por aprofundar, sugiro o NCBI como base de pesquisa.

Especialmente indicado para você:

CAMAPU: A PLANTA QUE AJUDA NA RECUPERAÇÃO DE ALZHEIMER E PARKINSON

INHAME: UM ALIMENTO MEDICINAL, CHEIO DE PROPRIEDADES E USOS

BELDROEGA, UMA PLANTINHA DE NADA QUE VALE DE TUDO

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *