Ovo: todos os valores nutricionais


O ovo é um alimento muito saboroso e serve para praticamente tudo, do preparo de bolos e doces ao consumo direto com o prato de comida. Quem gosta de arroz e feijão sabe como é gostoso adicionar um ovo como complemento. Apesar de todas as polêmicas em que o ovo está envolvido, é extremamente saudável e pode suprir várias necessidades de vitaminas e minerais do nosso organismo, além de poder auxiliar no desenvolvimento do feto durante a gravidez. Veremos aqui todos os valores nutricionais do ovo.

Devemos consumir apenas a gema, clara ou o ovo todo?

Esta é uma reflexão muito pertinente que se abate na hora de consumir o ovo. Embora muitas notas publicitárias tentem demonstrar que determinadas partes do ovo podem ser prejudiciais à saúde, isso, em sua maioria, está relacionado ao seu modo de preparo (como ovos fritos).

O ovo possui nutrientes tanto na clara quanto na gema. Em termos reais, a clara do ovo possui mais nutrientes que a gema (cerca de 60% das proteínas estão concentradas na clara, enquanto o restante fica na gema). Além disso, já se sabe que a gordura concentrada na gema irá se dissolver em nutrientes como as vitaminas A, D e E.

Ovo caipira tem mais nutrientes que o ovo branco?

A verdade é que a cor não influencia na qualidade ou quantidade de nutrientes de um ovo. Seja ovo de galinha caipira (marrom) ou ovo branco, ambos terão quantidades quase iguais de nutrientes. Em geral, o que pode favorecer a quantidade de nutrientes de um ovo é a alimentação das galinhas que terão os ovos, mas isso normalmente não é colocado em prática pelos produtores de ovos devido ao aumento de custos.

Nutrientes e benefícios de consumir ovos

Comer ovo pode ser extremamente benéfico para a saúde, isso porque um ovo possui mais de 13 vitaminas e minerais, além de possuir cerca de 70 calorias apenas. Alguns dos benefícios dos nutrientes dos ovos:

Gravidez saudável

O ovo possui colina, nutriente necessário que integra o complexo B de vitaminas. Isso significa que ingerir ovos durante a gravidez é de extrema valia para garantir um bom desenvolvimento do feto. Além disso, o mesmo pode ser considerado a respeito do desenvolvimento das crianças através da ingestão dos ovos.

Ovo é bom para os olhos e problemas da idade

Por possuir os antioxidantes luteína e zeaxantina, o ovo pode reduzir os riscos de cataratas e ainda reduzir a progressão de doenças degenerativas oriundas de idades avançadas.

Ovos fazem bem para os ossos

O ovo possui vitamina D, aliás, é o único alimento que possui esta vitamina naturalmente em sua composição. Esta vitamina faz com que o ovo seja bom para as funções imunológicas e também para a saúde dos ossos.

Considerações gerais a respeito do consumo de ovos

Ovos são alimentos extremamente ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Seu consumo adequado pode garantir ganho de massa e a manutenção de uma boa saúde. Mais de 40 anos de pesquisas a respeito dos ovos não mostraram nenhuma relação deste alimento com o risco de ataques ou doenças do coração.

No entanto, é necessário um pouco de atenção. Embora o ovo possa, à primeira vista, ser livremente consumido, cerca de 2% de crianças com menos de 5 anos podem mostrar reações alérgicas ao consumirem este alimento. Muito normalmente esta alergia irá desaparecer com o tempo, no entanto é importante não arriscar. Aqui vale a orientação de um médico ou profissional de saúde alimentar para aconselhar se o ovo pode ou não ser adicionado à sua dieta.

Especialmente indicado para você:

VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OVOS ORGÂNICOS E CONVENCIONAIS?

COMO RECONHECER A ORIGEM DO OVO PELA SUA COR

COMER OVOS PODE REDUZIR RISCOS DE DIABETES TIPO 2




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...