Beber chá quente durante as refeições faz bem? Ajuda a emagrecer?


É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas será que isso é realmente verdade?

Segundo o que o médico Pedro Lôbo disse ao site português Sapo, ingerir bebidas quentes durante as refeições pode causar um choque térmico na cavidade orofaríngea, atrapalhando o processo digestivo. Além disso, não ingerimos apenas alimentos sólidos quando comemos e, uma possível solidificação deles no organismo, não seria um perigo. Ainda segundo o especialista, “a ingestão de uma bebida, desde que não muito gelada nem demasiado quente, ajuda a uma melhor deglutição dos alimentos, mas não amolecerá as gorduras nem as ajudará a serem expelidas mais rapidamente, até porque as mesmas não são solúveis em água”.

É verdade que beber chá durante a refeição ajuda a emagrecer?

Já a nutricionista Juliana Roma acredita que a melhor opção de bebida após ou durante as refeições é mesmo o chá. Alguns ajudam até a emagrecer, já que são termogênicos, segundo informado pelo Saúde Fortaleza. Entretanto, a nutricionista explica que o ideal é consumir o chá depois de comer, pois ele ajuda a dissolver as gorduras e a diminuir a formação de gases intestinais. Os mais indicados para a digestão são os chás de boldo, hortelã e camomila. “Tomar chá verde antes da refeições é bom, porque ele é termogênico”, garante a nutricionista.

A nutricionista Maryna Castro afirma que não é aconselhável tomar café, chá verde ou mate logo após as refeições mais substanciais, porque a cafeína, embora seja termogênica, é prejudicial à absorção de alguns nutrientes, como o ferro. O ideal é tomar essas bebidas junto com refeições leves ou sozinhas. Entretanto, quem sofre de gastrite ou refluxo deve evitar as bebidas quentes.

Cultura oriental

Na China, por exemplo, o chá nunca é tomado durante as refeições, somente antes ou após, além de a bebida ser tomada a qualquer hora do dia. Os chás orientais são muito buscados no ocidente por suas propriedades medicinais. O chá oriental é feito das folhas da planta Camellia sinensis, mais conhecida como a “árvore do chá”.

Atualmente, o chá verde é um dos mais consumidos no Brasil. São muitos os tipos desse chá, que vão depender do local da colheita e do tipo de folha da planta.

Segundo o site Taoismo, as propriedades dos chás orientais são a vitamina C e a vitamina E, que retarda o envelhecimento celular, além do seu efeito na aceleração do metabolismo, sendo um auxiliar para o emagrecimento. Além desses, há mais benefícios:

– Diminui o colesterol

– É anti-inflamatório

– Normaliza a Tireóide

– Anti-depressivo

– Anti-gripal

– Possui efeitos anti-cancerígenos

– Ajuda a prevenir cáries

Na dúvida, prefira um chá

É claro que não adianta tomar chá se você não tem uma alimentação saudável. Mas ele ajuda, sim, no processo digestivo. Além disso, os chás têm propriedades benéficas à saúde, sendo ótimos substitutos, até mesmo, aos sucos naturais durante as refeições.

Tendo tudo isso em vista, refrigerantes, coca-cola, nem pensar! Nem mesmo um café, depois das refeições, é a melhor bebida indicada como costumamos fazer. Portanto, na dúvida sobre o que beber durante ou depois às refeições, não hesite em seguir a tradição oriental 🙂

Especialmente indicado para você:

MULHER DE 40 QUE TOMA CHÁ DE AMORA É MAIS FELIZ

10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...