Capim-de-Pé-de-Galinha (Eleusine indica): Um Mato Medicinal


Se você já se deparou com uma planta persistente que desafia os esforços da jardinagem, é possível que você tenha cruzado caminho com o capim-pé-de-galinha  (Eleusine indica), um mato de origem intrigante e com uma história rica em usos e propriedades. Vamos explorar mais sobre essa planta, desde sua origem e benefícios para a saúde, até sua importância ecológica, revelando por que ela também é considerada uma erva-daninha.

©Tauʻolunga - Wikipedia

©Tauʻolunga – Wikipedia

Origem

Trata-se de uma planta nativa do Velho Mundo (África, Ásia e Europa – Eurafrásia), mas sua adaptabilidade a diferentes ambientes a tornou uma presença comum em várias regiões do mundo, adaptando-se bem a áreas temperadas e quentes. Ela é muito persistente.

Nomes Populares

Dependendo da localidade, seus nomes populares variam. Além de “capim-pé-de-galinha”, essa planta também é conhecida por:

  • capim-bengalão
  • capim-pé-de-galinha-das-praias
  • capim-da-cidade
  • capim-de-burro
  • capim-de-coroa-d’ouro
  • capim-de-pomar
  • capim-d’ouro
  • capim-fubá
  • flor-de-grama
  • grama-de-coradouro
  • grama-sapo
  • pata-de-galinha
  • pé-de-papagaio

Características

O capim-pé-de-galinha apresenta características distintas que o torna facilmente reconhecível. Suas folhas lineares e pontiagudas formam pequenos tufos, enquanto suas inflorescências, compostas por espigas agrupadas verticalmente, contendo sementes minúsculas, são uma marca registrada da planta. A capacidade de se reproduzir rapidamente é uma das razões pelas quais ela é considerada uma espécie invasora.

Utilidades

Embora a Eleusine indica seja frequentemente rotulada como uma erva-daninha indesejada, ela desempenha um papel fundamental no ecossistema. Seu rápido crescimento e sistema radicular resistente ajudam na prevenção da erosão do solo. Além disso, serve como alimento para alguns animais, contribuindo para a cadeia alimentar em ecossistemas específicos.

Propriedades Medicinais

Surpreendentemente, esta erva tem sido explorada por suas propriedades medicinais em algumas culturas tradicionais. Relatos indicam que ela pode ter propriedades diuréticas e ser usada no tratamento de problemas gastrointestinais. No entanto, é importante observar que mais pesquisas são necessárias para validar essas alegações de forma mais abrangente.

Por que é Considerada Erva-Daninha?

A Eleusine indica, apesar de suas contribuições positivas em alguns aspectos, é classificada como erva-daninha principalmente devido à sua capacidade de se espalhar rapidamente, competindo com outras plantas cultivadas. Sua resistência e facilidade de propagação podem dificultar seu controle, tornando-a, para alguns, uma presença indesejada em jardins e cultivos.

Chá de Capim-de-Pé-de-Galinha

O chá de capim-pé-de-galinha é indicado para combater pedras nos rins, infecção do trato urinário, doenças do fígado, aparelho geniturinário (cistite), hipertensão arterial, edema e excesso de peso acompanhado de retenção de líquidos.

O naturopata e raizeiro José Francisco da Silva, neste vídeo do seu canal “Dr. Zezinho de Abaiara – Terapias Naturais“, mostra como é o capim-pé-de-galinha e explica os benefícios dessa planta para a saúde, além de ensinar como fazer o chá:

Um Simples Mato com Muitos Benefícios

O capim-pé-de-galinha é uma planta fascinante que, apesar de ser vista como invasora, desempenha papéis importantes na ecologia e na medicina tradicional. Compreender sua origem, características e usos pode fornecer uma perspectiva mais ampla sobre essa planta aparentemente daninha, porém grande em utilidade e importância.

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Jardineiro.Net
  3. Portal do Holanda-Cura Pela Natureza
  4. Dr. Zezinho de Abaiara-Terapias Naturais

Veja outras Plantas e Seus Usos e Benfícios em:

O que é Uva-Ursi? Conheça seus Benefícios para Saúde e Bem-Estar

Cacto-Macarrão (Rhipsalis baccifera): Usos, Benefícios, Como Cuidar

Para que Serve a Erva-Paracari (Marsypianthes chamaedrys): Propriedades, Usos e Benefícios




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...