A Flor Margarida é PANC! Toda Comestível e Medicinal


Margarida é a denominação popular de duas espécies de plantas: a Bellis perennis e a Leucanthemum vulgare. Ambas possuem diversos usos, tanto na culinária quanto na medicina popular, caracterizam-se por suas flores brancas com pétalas em forma de raio e um disco amarelo no centro. Neste conteúdo, vamos explorar os usos comestíveis e medicinais de cada uma dessas espécies.

Usos Comestíveis e Medicinais da Margarida – Bellis perennis

Conheça as propriedades comestíveis e medicinais da espécie de margarida denominada Bellis perennis:

  • Comestível: As folhas e flores da Bellis perennis têm sido utilizadas em várias tradições culinárias. As pétalas podem ser adicionadas a saladas, proporcionando um toque decorativo e refrescante. Também podem ser utilizadas em chás, devido ao seu sabor sutil de limão, por suas propriedades calmante e de promover bem-estar.
  • Medicinal: Tradicionalmente, a Bellis perennis tem sido usada na medicina popular para tratar problemas como contusões e ferimentos. Extratos dessa planta podem ser utilizados topicamente para aliviar a inflamação e acelerar a cicatrização. Também pode ser utilizada em infusões ou tinturas e ingerida internamente para aliviar tosses, resfriados e catarro.

Usos Comestíveis e Medicinais da Margarida – Leucanthemum vulgare

Conheça os usos comestíveis e medicinais dessa espécie de Margarida:

  • Comestível: Tanto as folhas quanto as pétalas da Leucanthemum vulgare são comestíveis e podem ser adicionadas a saladas, sobremesas ou usadas como guarnição em pratos diversos. Podem ser consumidas cruas ou cozidas, mas devido ao sabor um tanto picante, devem ser utilizadas em saladas com moderação ou misturadas com outras verduras.
  • Medicinal: A Leucanthemum vulgare tem sido usada em remédios populares tradicionais. Atribui-se a essa planta propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo aplicada externamente para tratar pequenas irritações da pele. Também tem sido comumente empregada no tratamento de coqueluche, asma e excitabilidade nervosa.
  • Infusões da Leucanthemum vulgare feitas com partes da planta podem ser utilizadas para aliviar problemas digestivos leves.

Precauções de Uso

Apesar dos benefícios associados a ambas espécies de margarida, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta para fins medicinais, especialmente se houver condições médicas preexistentes ou se estiver grávida.

Em alguns casos, pode ocorrer sensibilidade à margarida, resultando em reações alérgicas em algumas pessoas. Portanto, é essencial realizar testes de sensibilidade antes de utilizar a planta de forma extensiva.

Potenciais Culinários e Curativos

No vídeo abaixo, a especialista em plantas Érika Canton fala sobre a margarida e seus potenciais culinários e curativos:

A Margarida é PANC!

Além de ser uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), a margarida é uma das flores comestíveis mais fáceis de se achar, resistente, fácil de plantar e cuidar. Além de linda e delicada, é também uma planta cheia de significados.

Você já conhecia todos esses usos incríveis da margarida?

Fontes:

  1. Eatweeds
  2. Aegean Edibles
  3. The Herbal Hub
  4. Plants For a Future
  5. Natural Medicinal Herbs
  6. Érika Canton

Veja mais plantas comestíveis e medicinais em:

Perpétua: Planta ornamental com poderes medicinais e uso comestível

Dente-de-Leão: Benefícios, usos culinários e medicinais

Moringa: Todas as propriedades medicinais, os usos culinários e como plantar

10 Plantas Medicinais de uso Consagrado pelos Brasileiros




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...