Cerveja: 10 maneiras para utilizá-la de um jeito que você nunca pensou antes

Cerveja

Birra, cerveza, beer, bier, cerveja! A partir de agora você pode descobrir novos usos originais e úteis para a bebida amada! Desta vez, não vamos cantar os louvores do sabor e do prazer em beber a loira - ruiva e negra - mais popular do mundo. Vamos dar algumas dicas sobre como reutilizar os chamados "fundos de garrafa" ou, no caso em que não te sobre nada, algum conselho original para usá-la fora dos bares e jantares com os amigos.

Parece estranho mas a cerveja pode realmente fazer bem para muitas coisas: dos cabelos (sobre os quais tem efeitos bastante conhecidos) até a pele, chegando a construção de uma verdadeira casa!

Você pode ler para crer:

1) Jardinagem

O DIY Life, site que oferece soluções inovadoras para qualquer tipo de problema, sustenta que a levedura da cerveja pode favorecer o crescimento das plantas. Esta é a receita recomendada: "derrame duas colheres de sopa de cerveja em seu jardim. O solo assim adubado vai ajudar suas plantas a crescerem saudáveis deixando o seu jardim muito mais bonito".

Em jardinagem, também é possível usar a cerveja como um anti-parasita natural para caracóis. Faça uma piscininha de cerveja perto da planta infestada, reutilizando para isso uma latinha de atum. Encha a latinha de cerveja e “enterre-a” de modo que seja fixada, cerca de um centímetro abaixo do nível do solo, ou seja, a borda da piscininha deve estar no mesmo nível da terra para que o molusco caminhando pelo jardim, caia e se afogue na piscininha de lúpulo, substância que, por estranho que pareça, atrai muito este bixinho.

2) Limpeza em móveis de madeira

Sim! A cerveja também pode ser usada como lustra móveis! O site Wisebread (que trata do assunto “viver bem gastando pouco”) aconselha umidificar um pano de microfibra com um pouco de cerveja e passar nos móveis. Parece que esta simples operação seja capaz de dar brilho e reavivar os móveis de madeira. É provar para crer!

3) Tirar manchas e lavar

A cerveja como removedor de manchas parece ser realmente eficaz, especialmente se usada junto com água gasosa. Além do mais, recomenda-se usar esta mistura para lavar os travesseiros de pessoas que sofrem de insônia: o cheiro que fica da lavagem pode ajudar a adormecer quem tem problemas para dormir!

4) Tratamento de beleza para os cabelos

Os benefícios que a cerveja pode fazer aos cabelos, já são reconhecidos. Uma lavagem com a bebida querida garante o brilho e o volume que você está procurando. Recomenda-se derramar um pouco de cerveja nos cabelos após o xampu, massagear e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue e continue o seu tratamento de costume. Os cabelos ficarão mais sedosos e fáceis de pentear. O site Wisebread também recomenda mergulhar o cabelo na cerveja e em seguida, expô-lo ao sol; este método ajuda a dar brilho aos reflexos. Ótima dica de beleza para o verão. Só não se esqueça depois de eliminar o cheiro da cerveja antes de ir para a balada, embora haja quem goste!

Pés cansados do calor ou das muitas horas sentado no escritório? A cerveja pode relaxar além do happy hour. Prepare uma bacia com a cerveja economizada ao fígado e veja que ela alivia além da alma, os seus pés.

6) Limpeza de jóias

Um método econômico e ecológico para limpar e lustrar jóias, sem recorrer a produtos químicos (caros e poluentes), é mergulhar jóias ou bijouterias em uma tigela com cerveja (não sabemos por quanto tempo, então talvez seja melhor testar antes com algo que você não seja tão aficionado!). Em seguida, limpe com um pano seco.

7) Banho de cerveja

Um banho de cerveja pode não parecer muito atraente para uns, mas pode ser o sonho de outros! Na verdade, adicionando um pouco de cerveja na água quente da sua banheira (embora sempre recomendamos uma ducha em vez de um banho de banheira!) sua pele vai ficar mais macia e hidratada graças ao positivo efeito da levedura. E também neste caso...não se esqueça de se enxaguar! Pronto! Você tem uma boa desculpa para realizar o sonho de tomar banho de cerveja!

8) Apagar o fogo

A cerveja é composta principalmente por água, isto pode ser útil para apagar pequenos incêndios, principalmente se a coisa mais próxima que você tem nas mãos é uma garrafa de cerveja, como geralmente acontece durante o churrasco com os amigos. Basta agitar a garrafa como se fosse um pequeno extintor de incêndio e pôr fim ao fogo!

9) Afastar abelhas, vespas e moscas

Ainda do site Wisebread, a sugestão é colocar alguns recipientes com cerveja, em um lugar um pouco afastado de onde você estiver, quando for jantar ao ar livre, no piquenique no parque ou em uma festa na piscina: os insetos irritantes serão atraídos pelo aroma da cerveja e te deixarão curtir a vida em santa paz! É até justo dar-lhes um pouco de cerveja para que se mantenham longe!

10) Massa para fritar

Muito mais leve do que a massa feita com leite, a massa feita com cerveja é a mais indicada para fritar, por ser mais compacta e formar uma camada em torno do alimento, para que se cozinhe sem entrar em contato direto com o óleo quente. Substitua a água por cerveja nas receitas de tempura e veja que diferença. Hummm.

E para finalizar, uma pequena curiosidade: construir uma casa!

Como eu havia escrito no início, uma casa chamada Earthship no Novo México, tem as paredes feitas com camadas alternadas de cimento e latinhas de cerveja, utilizadas como isolante térmico. As latinhas ajudam a manter a temperatura constante, absorvem o frio mas não gelam a casa por causa do conteúdo alcoólico. Uma ótima solução também para economizar energia doméstica.