Remédios para diarreia – naturais e eficazes


A diarreia provoca o aumento nas evacuações e modifica a consistência das fezes, que ficam mais líquidas. Com este aumento, o corpo perde muita água, por isso um dos grandes problemas associados à diarreia é a perda de líquidos pelo organismo. Além do soro caseiro, existem remédios naturais que são considerados eficientes no tratamento da diarreia. Os chás de algumas frutas, ou das suas folhas também podem ser usados.

O chá das folhas da goiabeira, feito após ferver duas ou três folhas da planta, pode ser consumido frio no lugar da água.

Outro chá que pode ser usado para conter a diarreia é feito com um punhado de cascas secas de romã, fervidas em 1 litro de água. Pode ser consumido frio ou combinado com outros ingredientes como tília e os brotos da goiabeira.

O arroz também é recomendado. Acrescente um punhado de arroz em duas xícaras de água fervendo, uma pitada de sal e uma colherzinha de açúcar. Coe e tome esse caldo como chá.

Talvez te interesse ler também:

ARROZ – ALGUNS USOS MEDICINAIS DESSE GRÃO QUE ALIMENTA MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL

LEITE DE ARROZ: VEJA PORQUÊ FAZ BEM

A diarreia também pode ser causada por vírus ou bactérias, medicamentos ou infecção intestinal, e ainda pode acontecer também por ingestão de alimentos muito gordurosos. Alguns antibióticos também podem provocar diarreia.

Nos sintomas de diarreia, alguns cuidados devem ser adotados, como a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, tomar soro caseiro para repor o sódio e o potássio. Evite leite e seus produtos derivados e não consuma alimentos gordurosos. Tome muito chá.

Bata no liquidificador 2 maçãs, sem casca, e meio litro de água filtrada. Adoce com mel se achar muito forte. O mel servirá também para repor a energia do organismo. Beba todos os dias em jejum, porém se os sintomas persistirem por mais de três dias seguidos, o mais aconselhado é consultar um médico gastroenterologista.

Outra solução natural para diarreia é o chá de camomila com folhas da goiabeira. Essas duas plantas possuem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino, ajudando na contenção das fezes.

Ferva em fogo baixo por 15 minutos, 1 punhado de flor de camomila, 10 folhas de goiabeira em 250 ml de água. Coloque a tampa e deixe esfriar, coa e beba varias vezes ao dia em pequenos goles.

O gengibre também tem propriedades especiais que diminuem a náusea e as inflamações no intestino nos períodos de diarreia. O chá de gengibre acalma as dores estomacais e melhora a flora intestinal. Pode ser preparado com 12 pedaços pequenos de gengibre fresco em 3 copos de água. Ferva e aguarde 20 minutos. Adoce com mel antes de tomar.

Leia também: GENGIBRE: TODAS AS PROPRIEDADES E VÁRIOS MODOS DE USÁ-LO

É seguro para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, porém as grávidas não devem consumir mais que 1 grama de gengibre por dia. Não é recomendado para crianças menores de 2 anos de idade. Cautela é recomendada, pois o gengibre pode interferir com medicações que afinam o sangue, como a aspirina. Não tome gengibre se estiver fazendo uso de medicamentos.

Imprescindível no tratamento da diarreia é o soro caseiro para repor os líquidos e o nível de eletrólitos, incluindo sódio, potássio e cloro. Faça o soro caseiro com meia colher de chá de sal e quatro colheres de chá de açúcar em um litro de água. Dissolva tudo. Pode acrescentar suco de laranja, limão ou substituir o sal por potássio. Beba todo o conteúdo no mesmo dia de golinho em golinho.

Na alimentação consuma cenouras que são fontes ricas de pectina. Cozinhe algumas cenouras até ficarem macias, passe por um processador, adicione um pouco de água e faça um purê com a consistência de uma papa de bebê. Consuma um quarto ou metade de uma caneca a cada meia hora.

Talvez te interesse ler também:

DIARREIA: 10 ALIMENTOS BENÉFICOS

REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...