Couro vegetal feito de cogumelo: sensação de pele de bezerro


Alternativas veganas ao couro poderiam economizar mais do que apenas vidas animais. Os cientistas por trás da nova moda – a bolsa “couro de cogumelo” – acreditam que o micélio, um material cultivado a partir de fungos, e que pode ser modificado para parecer e dar a sensação de pele de bezerro ou de carneiro, poderia ajudar a salvar o planeta.

O projeto

Em conversa com o Guardian antes de uma palestra na conferência Business of Fashion Voices em Oxfordshire, o Dr. Matt Scullin, CEO da empresa de biomateriais MycoWorks, previu que o couro de cogumelo poderia ser considerado um ponto de virada na sustentabilidade, “destravando um futuro de design que começa com o material e não com o objeto”.

O micélio fino, um material patenteado que pode ser cultivado a partir de fungos em bandejas em questão de semanas, replica a aparência e o toque do couro, superando-o em resistência e durabilidade.

O material fez recentemente sua estreia na alta moda como uma bolsa exclusiva da Hermès (foto).

“Ele pode dar a mesma resposta emocional que um couro de animal. Tem aquela sensação de raridade à mão”, diz Scullin.

Em um planeta de recursos naturais finitos, Scullin acredita que tanto a tecnologia quanto a filosofia que dá suporte ao uso de couro de cogumelos neutro em carbono, cultivado por encomenda, poderia ser algo “revolucionário” – e que terá implicações para a inovação na indústria, além da moda.

Talvez te interesse ler também:

Pele vegetal feita de cacto e algodão: adeus ao couro animal

Kipling, Timberland e outras marcas boicotam o couro brasileiro

Tecido ecológico que imita couro é feito com folhas de abacaxi




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...