Bananatex: da bananeira o material revolucionário que dará adeus ao plástico


Forte, flexível e feito com as fibras vegetais da bananeira.

Completamente biodegradável e capaz de substituir todos os plásticos adotados até agora pela indústria, o Bananatex é um material revolucionário e polivalente, que vem inteiramente feito a partir das folhas da bananeira e oferece uma nova opção na busca por materiais sustentáveis ​​de origem vegetal.

De onde vem a ideia? Das folhas de bananeira que têm sido usadas como cordas de barco nas Filipinas há mais de um século. Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, a marca de bolsas QWSTION finalizou o material à base desta planta.

Não por acaso, os primeiros produtos Bananatex no mercado são mochilas e bolsas, feitas completamente sem plástico.

bananatex bolsas

O maior objetivo, no entanto, é que outras empresas usem o Bananatex na produção de seus produtos, difundindo a sua utilização e eliminando os materiais sintéticos hoje presentes do mercado. Unidos pelo propósito comum de inspirar o desenvolvimento de produtos responsáveis, a equipe concebeu a ideia como um projeto de código aberto (open source).

“As folhas da bananeira vêm de um ecossistema natural de silvicultura sustentável nas Filipinas. As bananas crescem naturalmente sem o uso de pesticidas ou outros produtos químicos. Além disso, elas não exigem a adição de água. As bananeiras são uma vantagem para uma área anteriormente erodida por plantações de palmeiras, trazendo de volta a vegetação e a subsistência dos agricultores locais”, conclui a empresa.

Talvez te interesse ler também:

DO VIETNÃ CANUDOS NATURAIS, MASTIGÁVEIS LIMPAM OS DENTES E TOTALMENTE BIODEGRADÁVEIS

ESTE BARCO FEITO DE CHINELOS RECICLADOS ESTÁ LIMPANDO O QUÊNIA DO PLÁSTICO

PLÁSTICO RECICLADO E LÂMPADA A ENERGIA SOLAR: A MOCHILA QUE SOLUCIONA A FALTA DE ELETRICIDADE NA ÁFRICA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...