Zoo Jeans: quando o efeito "used" do denim é feito com tigres e leões

efeito

Geralmente quem adora moda, adora o efeito rasgado e gasto do jeans, mas nem sempre para dar esse efeito se usam métodos éticos e sustentáveis. Felizmente, muitas empresas estão deixando de lado o jateamento que envolve riscos para a saúde dos trabalhadores. Mas qual solução encontram? Explorar os animais, é claro, ou melhor, explorar os animais que já são explorados, pois vivem em cativeiro.

Nós estamos falando da marca japonesa Zoo Jeans, que inventou os "únicos jeans da face da Terra, feitos com animais perigosos." E são, de fato, feitos com animais de verdade, tais como leões, tigres e ursos. Seriam eles os novos designers de moda que poderíamos explorar? Como? À disposição destes animais foram colocados pneus cobertos com jeans, para que eles pudessem brincar, rasgando-os com suas presas e garras.

Tudo acontece a Kamine Zoo em Hitachi, no Japão. Os animais agarram e mordem esses brinquedos e pronto: o tecido é rasgado e desfiado. Duas calças de Zoo Jeans foram leiloadas no Yahoo Auctions partindo com o preço de 200 euros. É o quanto vale a detenção destes seres sencientes em cativeiro, vendidas como como algo muito cool e na moda, de acordo com os especialistas.

Aqui então, estão os novos trabalhadores explorados pela indústria da moda, os animais do jardim zoológico. As calças jeans arranhadas pelas unhas de um leão certamente teriam seu charme, mas elas escondem a cumplicidade de quem faz os animais serem vítimas do cativeiro. O que você acha?