Moda green: adote ações de consumo consciente


A indústria da moda é uma das mais poluentes. A indústria têxtil e de calçados descarta resíduos poluindo rios e destruindo ecossistemas.

Tecidos como o são altamente poluentes porque emitem GEE e causam os fenômenos da eutrofização e acidificação das águas. Já os tecidos sintéticos poluem a água com microplástico.

O processo de fabricação de algumas roupas usam uma quantidade grande de recursos não renováveis, como a calça jeans, que gasta 42 litros de água por lavagem.

Os danos da moda não são apenas ambientais, mas também são sociais. Muitas empresas fazem uso de trabalho escravo ou não oferecem condições salubres para os seus empregados.

Podemos fazer um uso consciente de vestimentas aderindo à chamada moda green, que incentiva a comprar menos dando novos usos a roupas e calçados. É possível renovar o guarda-roupa sem comprar novas peças e reformando aquela que você já não usa tanto ou trocando com amigos por peças que eles tampouco usam.

1. Recicle uma calça

Renove suas calças antigas transformando-as em shorts ou bermudas. Você pode fazer uma customização aplicando tachas, botões ou tecidos.

2. Recicle uma camiseta velha

Você pode usar uma camiseta velha como pano de limpeza ou capa de almofada.

3. Informe-se sobre a origem do que você compra

Quando comprar algo mais barato, desconfie. A chance de que haja exploração de trabalho é muito grande. Fundações como Alameda e a campanha Roupa Limpa oferecem informações e certificações sobre marcas com responsabilidade social e sustentáveis.

4. No jogue fora o que pode ser consertado

O mau hábito de jogar fora roupas que não usamos mais deve ser evitado. Uma roupa pode ser consertada e transformada numa nova peça ou você pode, ainda, doá-la.

5. Moda vintage

A moda vai e volta. Se você tem uma peça de que gosta muito e de boa qualidade, vale a pena guardá-la para o futuro.

E os sapatos?

Os sapatos também merecem a nossa atenção. A quem tenha fetiche por eles! Mas é bom refletir sobre a indústria dos calçados. A campanha Change Your Shoes busca conscientizar sobre os direitos dos trabalhadores da indústria de calçados. A intenção é alertar sobre o uso de substâncias tóxicas e poluentes na fabricação dos produtos. O crômio, por exemplo, é um elemento químico usado em 85% dos calçados de couro fabricados no mundo. Só a China produz 14 bilhões de sapatos! Imagine o impacto disso para o meio ambiente e para o trabalhador.

Os trabalhadores das fábricas de curtume têm uma vida muito difícil e muitos deles morrem antes de completar 50 anos. Diariamente, milhares de litros de resíduos líquidos poluentes são lançados nos rios e causam problemas relacionados ao meio ambiente e à propagação de doenças.

Roupas entram na moda e saem dela a cada estação. Mas a moda green não precisa nunca sair de moda, não é mesmo?

Talvez te interesse ler também:

10 IDEIAS PARA RECICLAR A CAMISA SOCIAL

ROUPAS: DAS ALGAS OS CORANTES NATURAIS QUE PODEM SUBSTITUIR OS TÓXICOS

MAPA PARA O CONSUMO CONSCIENTE LIGA PESSOAS, IDEIAS, BRECHÓS E MUITO MAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...