Você tem lavado sua calça jeans? Então pare imediatamente!

calça jeans

O dia 20 de maio foi uma data importante para a moda mundial. Um de seus símbolos mais famosos e populares completou mais um ano de vida no auge da forma: a calça jeans Levi´s 501. Na ocasião, o CEO da empresa fez uma revelação surpreendente, dizendo: “não lavem seus jeans". E não é que ele tem razão?

Declaração em prol da sustentabilidade

No 141º aniversário da peça do vestuário, Chip Bergh fez a afirmação, no evento sobre sustentabilidade na revista Fortune. E foi mais longe: “se você for a um especialista em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los. Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido”. Segundo Bergh, a atitude, além de preservar a aparência das calças por muito mais tempo, ajuda a poupar água.

Levi´s uma marca que privilegia a durabilidade e a tradição

Em uma época em que a moda é totalmente passageira e rápida, onde tudo é jogado fora, a marca Levi Strauss & Co é uma espécie de “estranha no ninho” do mundo fashion. Não apenas suas roupas são conhecidas por sua longevidade e durabilidade, como também a empresa parece estar à frente na questão da sustentabilidade, especialmente por conta da manutenção da aparência de suas peças.

Moda descartável x moda durável

Um dos orgulhos da Levi´s é de posicionar, no mercado de vestuário, de uma forma diferenciada, indo de encontro ao fast-fashion – ou moda rápida –, como observamos. Segundo Bergh: “No fast-fashion, onde se encontram empresas como H&M, você compra a roupa e usa três, quatro vezes e logo se desfaz dela. Acho que nós, da Levis Strauss, somos o melhor exemplo de slow-fashion”, declarou, com ironia, ao denominar sua marca como slow-fashiom – ou Moda Lenta.

Levi´s: preocupação com a sustentabilidade

Em uma de suas coleções, chamada de “Water Less” – ou Menos Água – houve, ao longo da linha de produção das peças, uma redução da ordem de 28%, em média, em relação ao consumo de água; isso relacionado à calça jeans mais tradicional. Para produtos mais novos, a economia de água chega aos 96%.

A última novidade da marca é a linha premium "Wellthread Levis", na linha Docker, uma submarca Levi´s, focada em calças capri. Trata-se de um projeto experimental, de uma linha de produção 100% sustentável, em todos os seus níveis.

Seu lançamento ocorreu em 2013 e os tecidos dessas calças são recicláveis, além de consumir menos energia elétrica e água em sua fabricação.

A coleção completa conta com somente 1000 peças, pois estão avaliando a viabilidade econômica da mesma. Por se tratar de linha premium, o preço é um pouco mais elevado, e no site da Levi´s sai por US$ 128 – ou R$ 280 – o que é o dobro de uma calça jeans tradicional da marca. Veja a campanha da "Wellthread Levis", clicando aqui.

Tudo muito lindo mas green mesmo é comprar roupas usadas do brechó, trocar e ganhar dos amigos, consertar, transformar e reutilizar peças, não acha?

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Fonte foto: freeimages.com