Conheça as fraldas ecologicamente corretas

fraldas ecologicamente corretas

Curiosamente, no universo da sustentabilidade, não é incomum que, para poupar recursos naturais, algumas de suas opções ecologicamente corretas são, justamente, soluções que já caíram em desuso, por conta de “avanços tecnológicos”, ou itens descartáveis. Esse é exatamente o caso das fraldas para bebês. As últimas novidades sustentáveis desse mercado são...fraldas de algodão!

Uma retorno ao passado

Isso se deve ao fato de essa opção de fralda, em pano, ser inclusive pró-veganos, porque a indústria de fraldas descartáveis, não raro, exploram testes em animais ou utilizam componentes de origem animal, para suas formulações – sem contar com a química industrial, que inclui: fungicidas, gel absorvente, colas e organocloretos, metais, surfactantes, desinfetantes, fragrâncias, bactericidas etc.

Vantagens de fraldas de pano

Além disso, ainda há uma outra vantagem fantástica: o tecido leva somente 12 meses para completar o ciclo de decomposição, no ambiente; já o plástico – matéria-prima de fraldas tradicionais – pode levar 6 séculos para concluir seu processo – infelizmente, o terceiro item de maior ocorrência no lixo.

Se pensarmos que um bebê, em média, em seus 2 primeiros anos, pode gastar 5 mil fraldas descartáveis, a fralda de algodão poderá minimizar os gastos nesse sentido. Lembrando que as fraldas em pano poderão ser reutilizadas, ao menos, 100 vezes em 6 meses. Pode significar uma economia da ordem de R$ 2.300, em dois anos.

65 fraldas já suprem a necessidade de bebês por todo o ciclo de crescimento. Tudo isso, sem exigir, de forma alguma, a derrubada de árvores.

Benefícios de fraldas de pano aos bebês

Entre os principais elementos que beneficiam o uso de fraldas de pano para os bebês, temos:

* Não são irritantes à delicada pele dos bebês;

* São capazes de permitir um melhor controle do ritmo de excreção do bebê, ou seja, o mesmo se mantém seco e limpo;

* Não cria ambiente propício para surgimento de assaduras, como as opções de plástico.

Poluição gerada por fraldas descartáveis

* Aumento de resíduos que irão parar no lixo – são o terceiro item mais frequente em lixões;

* Demora na composição do plástico, como vimos anteriormente;

* Derrubada massiva de árvores, para obter a celulose;

* Utilização de combustível fóssil, como o petróleo;

* Como consequência, é gerada uma contaminação de rios e lençóis freáticos.

A lavagem de fraldas de pano

Nos primeiros momentos de vida, há o chamado “mecônio”, que são as primeiras fezes, bem escuras. Para essas, você pode utilizar camadas extras de algodão, para ser mais fácil retirá-las do pano e não manchar a fralda.

Na sequência, pode-se proceder do seguinte modo: sobre o vaso sanitário, deve-se despejar as fezes sólidas. Como os bebês muito novinhos costumam eliminar fezes em forma líquida, pode-se abrir uma ducha sobre a fralda, para que a água expulse as impurezas maiores, no vaso.

As que estiverem sujas com fezes podem ser deixadas de molho, com sabão de coco e depois colocadas ao sol para secagem. Caso necessário, poderá ser lavada com as fraldas que estiverem sujas de urina, na máquina.

Em relação à urina, podem ser deixadas em um recipiente reservado, até formar um conjunto, como 24 unidades por exemplo, e lavá-las na máquina, preferencialmente com um sabão que seja de composição mais natural. Vinagre e/ou suco de limão são recomendados, porque podem higienizar os tecidos.

A fralda deverá ser lavada antes do uso. A absorção completa será obtida após 5 lavagens. Não é necessário o uso de cremes para assaduras, pois podem manchar as fraldas. Utilizar óleo de amêndoas, somente – mais ecológicos.

Tamanhos das fraldas ecológicas

As fraldas de pano, ou ecológicas, são comercializadas nas seguintes apresentações:

* Tamanho RN – até 3 kg;

* Tamanho P – de 4 kg a 6 kg;

* Tamanho M – de 8 kg a 10 kg;

* Tamanho G – de 10 kg a 14 kg.

E você? Cuidou de seu filho com essas opções sustentáveis? Pense nisso, e espalhe essa ideia!

Fonte foto: beingmrsroberts.com