Itens naturais de limpeza que você não pode deixar de ter em casa

Itens naturais de limpeza

Para você conseguir limpar a casa de maneira absolutamente ecologicamente correta, podemos verificar algumas sugestões para quem deseja fazer faxina, mas sem investir em caros produtos industrializados. Desse modo, é possível cuidar da casa, sem qualquer dano à própria saúde ou ao meio ambiente, com as opções a seguir.

Em geral, receitas para produtos de limpeza envolvem química em algum nível, e cuidados básicos com manuseio – borato de sódio e carbonato de sódio, são alguns desses elementos miais delicados. Então, boas alternativas são, curiosamente, elementos que quase todos nós temos em nossas cozinhas. Vejamos quais são:

Limão

O sumo dessa fruta contém elevados níveis de ácidos, capazes de dissolver até elementos mais pesados, como óleo e graxa. Além disso, branqueia como lixívia e deixa um cheiro fresco e, evidentemente, cítrico. Quando diluído em água, o sumo do limão pode ser aplicado em quaisquer superfícies de casa ou outros locais. Pode ser usado o suco já industrializado, mas como é menos concentrado, precisará de mais quantidade, até atingir o efeito de limpeza. Por isso, priorize a solução natural, que é amiga verdadeira da natureza.

Vinagre de vinho branco

É um item que funciona como esterilizador natural. A limpeza realizada pelo vinagre branco é ideal, porque é mais claro, portanto não mancha. Tão ácido como o limão, é muito útil para a limpeza. Se você não gostar do cheiro, pode fazer uma mistura com óleos essenciais. É multiuso, podendo ser aplicado nos mais diversos locais.

Óleo vegetal

Esse elemento serve como proteção do material dos elementos que são prejudiciais no ar, além de manter a integridade de madeiras e superfícies similares. Para obter tal efeito, basta pincelar óleo em dobradiças que estejam rangendo, para lubrificá-las. Materiais como latão e/ou outros que enferrujem, devem ter contato com óleo vegetal para proteção extra.

Bicabornato de sódio

Esse material pode garantir a força extra que você precisa para cuidar de casa. Idealmente, é empregado em cozinhas. O bicabornato de sódio é conhecido como desodorizante, mas também tem o poder de dissolver cera e solventes de produtos.

Leia também: Bicarbonato de sódio: o que é e porque funciona

Sabão líquido

O sabão líquido vegetal pode ser comprado em drogarias ou supermercados. São produzidos à base de óleo vegetal – sobretudo se não houver perfume. É suave para as mãos e funciona muito bem como material de limpeza.