Como limpar o forno com produtos ambientalmente amigáveis


O problema dos fornos é o acúmulo de gordura que fica nas paredes, não é? E vai se incrustando, claro, porque a gente não limpa depois de cada uso. Haja tempo e paciência.

Mesmo que você tenha muito cuidado com o uso do forno, mesmo que seus assados estejam sempre embrulhados em papel alumínio (o que não é bom nem fica gostoso), as paredes do forno vão precisar de limpeza séria de quando em quando.

Aqui propomos a você o uso de alguns métodos de limpeza mais inócuos, para sua saúde e para o meio ambiente, e também mais baratos para o seu bolso.

E quais são esses ingredientes básicos de limpeza para o seu forno? Vinagre, bicarbonato de sódio, suco de limão e sal.

Claro que existem muitos produtos no mercado que prometem uma limpeza rápida e impecável mas, você já deu uma olhada nos seus rótulos? Já pensou na tamanha toxidade dos ditos cujos? E nos resíduos de soda e outros que tais que ficam, necessariamente, no forno e que vão entrar, direitinho, nos seus próximos assados? Talvez não mude o sabor mas mudarão sua saúde, com certeza, fora o custo ambiental da sua produção.

Então, vamos lá: vinagre, bicarbonato de sódio, sal de cozinha e suco de limão são elementos básicos que não podem faltar na sua cozinha para facilitar a limpeza dos utensílios domésticos. Claro que não há milagre na limpeza – é preciso muito braço também mas, isso até é bom, boa massagem, boa ginástica.

Minhas dicas são as seguintes:

Resíduos calcificados nas paredes do forno

Misture sal, bicarbonato de sódio e água, em partes iguais, fazendo uma pasta. Com esta, esfregue as paredes do forno com vigor. O mesmo efeito abrasivo você conseguirá com uma pasta à base de areia fina.

O ideal, para não ter que fazer muita força para desincrustar os resíduos, é você, primeiro, umedecer as paredes do forno com vinagre puro, ligar um pouco para aquecer (não deixe mais do que uns minutinhos, em fogo baixo), deixe descansar um pouco e esfregue tudo antes de esfriar completamente.

Para retirar gorduras e alimentos grudados

Aqueça o forno em 180º C e, pulverize o interior com uma mistura de vinagre, água e sal, nas paredes e bandejas. Desligue o forno e deixe repousar até esfriar. Então esfregue com bucha o interior, retirando todos os resíduos que já estarão amolecidos. O vinagre amolece os resíduos, desinfeta e retira os odores de gordura também.

Para desengordurar, água e limão

Dois limões grandes, cortados no meio, devem ser firmemente esfregados em toda a superfície interna do forno. O restante, coloque numa assadeira com um fundo de água que você vai deixa no forno ligado, por 30 minutos, a 180 graus. Com esse jeito de limpar, a água com limão vai virar vapor que vai ajudar a desincrustar a sujeira grudada.

Deixar o forno dormir com pasta de bicarbonato de sódio e água

È uma das boas formas de se limpar um forno. Passe a pasta de bicarbonato de sódio em todo o interior do forno e deixe repousar até o dia seguinte. Depois é só retirar os resíduos. Se ainda estiverem difíceis, meio grudados, tente raspar com uma espátula de madeira que não vai riscar as superfícies. Com certeza as crostas vão estar amolecidas e se levantarão facilmente.

Em alguns países existem já sprays microbiológicos que ajudam na limpeza do forno. São bons, eficientes e, ainda, caros. Mas, são ambientalmente adequados. Veja no artigo que recomendo abaixo para sua leitura.

Experimente essas formas de limpar seu forno e economize na saúde e no bolso.

Especialmente indicados para você:

ADEUS DETERGENTES? UM SPRAY ECOLÓGICO QUE LIMPA E DESINFETA QUALQUER SUPERFÍCIE

10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO

50 FANTÁSTICOS USOS ALTERNATIVOS DO BICARBONATO DE SÓDIO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...