Economia e sustentabilidade: 13 formas de usar o limão para limpar a casa

13 formas de usar o limão para limpar a casa

Cada vez mais consumidores vêm se conscientizando com relação à utilização de produtos de limpeza que não sejam danosos à saúde e ao meio ambiente. Se você tiver umas dúzias de limões em casa, não vai precisar gastar muito em produtos de limpeza naturais, que podem ser bem caros. As frutas cítricas em geral são ótimas para limpeza, especialmente combinadas com produtos básicos – e baratos – como vinagre e bicarbonato de sódio. As frutas cítricas – principalmente as cascas – contêm d-limoneno, um solvente natural que amolece gordura e sujeira, e vai deixar sua casa bem perfumada.

Spray multiuso de limão

Coloque cascas de limão num pote de vidro, na combinação que você preferir (veja lista abaixo). Coloque vinagre de álcool nas cascas e deixe a mistura descansar por duas semanas. Jogue as cascas fora. Dilua o vinagre aromatizado em água, na proporção que você preferir, de uma parte de vinagre para uma de água, até uma parte de vinagre para duas de água. Coloque num recipiente com spray e use para limpar cerâmica, azulejos, rejuntes, pedra, porcelana, mármore, granito e pisos laminados. O produto pode manchar madeira, então é bom testar antes num cantinho que não apareça muito.

Variações:

Use canela em pau, cravo, ou extrato de amêndoas com cascas de laranja.

Use cascas de limão com alecrim e baunilha.

Use cascas de mexerica com folhas de menta.

Use cascas de lima com raminhos de tomilho.

Se você não quiser esperar duas semanas: Coloque vinagre, água, e esprema suco de limão num recipiente com spray. Já está pronto!

Dica para retirar manchas

Esfregue manchas nas axilas de roupas com partes iguais de suco de limão e água.

Use suco de limão puro para manchas de tinta de caneta, de preferência na hora em que acontecerem, para depois lavar a roupa em água fria.

Remova manchas de bolor e ferrugem com uma pasta de suco de limão e sal. Deixe secar no sol. Repita até remover.

Adicione suco de limão à maquina de lavar para roupas mais brancas.

Misture partes iguais de bicarbonato de sódio e suco de limão e use como alvejante suave para deixar de molho roupas brancas ou delicadas.

Lavando louça

Coloque meio limão na máquina de lavar para que sua louça fique mais limpa e cheirosa.

Adicione uma colher de chá de suco de limão ao detergente para torná-lo mais desengordurante.

Pela casa

Faça um “bom arnatural com suco de limão e água num recipiente com spray.

Faça lustra-móveis com meia xícara de suco de limão e uma xícara de azeite de oliva. Também serve para lustrar pisos de madeira.

Deixe meio limão na geladeira (ou um pote aberto de bicarbonato de sódio) para absorver cheiros ruins.

Limpe seu micro-ondas colocando meio limão numa tigela de água e cozinhando em potência alta por três minutos. É só passar um pano no micro-ondas depois e ele vai ficar com um cheirinho bom de limão.

Fonte foto: freeimages.com