Bicarbonato de sódio: o que é e porque funciona

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância utilizada com frequência na preparação de detergentes ecológicos para a limpeza da casa, e como desodorante para pessoas e para o ambiente. O que é realmente o bicarbonato de sódio e por que é muito útil e eficaz? O bicarbonato se encontra normalmente na natureza, mas também pode ser produzido inclusive em escala industrial.

Bicarbonato de sódio - NaHCO3 - também é conhecido como carbonato de monossódio. Do ponto de vista químico é definido como um sal de sódio do ácido carbônico. O bicarbonato de sódio que encontramos comumente para venda é indicado como adequado para o uso alimentar. A indústria o utiliza como um aditivo na preparação de alimentos embalados. A presença dele nos alimentos é identificável na embalagem devido à sigla E500.

Podemos encontrar o bicarbonato de sódio diretamente na natureza, dentro de depósitos onde se verifica sua presença em forma de incrustações ou efervescências. Em ambientes particulares, ele é recuperado na forma de componente secundário do natrão. A produção industrial de bicarbonato requer o uso de amoníaco, dióxido de carbono e cloreto de sódio. O resultado é uma reação química que resulta na produção de cloreto de amônio e bicarbonato de sódio. A fórmula química para sua produção industrial foi desenvolvida por Ernest Solvay em 1863. O bicarbonato de sódio, em contato com a água, conduz à formação de uma solução ligeiramente básica (pH 8,6).

Bicarbonato de Sódio Natural

Um dos maiores depósitos naturais de bicarbonato de sódio no mundo é a Bacia do Rio Verde, localizado na região central dos Estados Unidos. Existem várias empresas envolvidas na sua extração, que o utilizam e o vendem como produto puro ou tratado com produtos químicos, não necessariamente poluentes. Desta maneira é obtido, em qualquer caso, um produto de baixo impacto ambiental.

Modos de uso do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é empregado de numerosas formas, seja para uso industrial que para uso doméstico. É por exemplo, empregado para facilitar a fermentação de massas, durante o cozimento, pois ajuda a liberar o dióxido de carbono. Tem um leve poder abrasivo e clareador, o que induz sua utilização na formulação industrial de cremes dentais. Também por seu poder de clareamento, o bicarbonato de sódio é utilizado nas lavanderias para dar vida aos tecidos brancos ou para pré-tratamento de manchas. O bicarbonato de sódio em pó absorve odores do ambiente. Por esta razão, é útil colocá-lo em um copinho dentro da geladeira ou na sapateira.

Na higiene pessoal, o bicarbonato é um excelente desodorante em pó, por ser capaz de neutralizar a acidez e maus odores causados pela presença de suor. A natureza levemente básica das soluções de água e bicarbonato faz com que ele seja útil não apenas para combater o mau cheiro provocado pela acidez, mas também o de bolores e fungos que vivem em ambiente ácido. O bicarbonato de sódio em pó tem a capacidade de ajustar o pH da superfície sobre a qual ele é utilizado. Potencializa a ação de detergentes, é útil para limpar garrafas, louças e objetos enferrujados.

Bicarbonato e vinagre

Provavelmente você já ouviu dizer para não combinar o bicarbonato de sódio com vinagre, porque uma substância anularia a outra. Se quiser preparar líquidos de limpeza para uso em spray, na verdade, você tem que combinar o bicarbonato de sódio ou vinagre à água. Contudo, polvilhar em uma pequena superfície, primeiro o bicarbonato e depois colocar algumas gotas de vinagre provoca uma reação química (as duas substâncias "efervecem"), o que pode ser útil para a remoção de manchas de sujeira, por exemplo sobre o fogão da cozinha, além de amolecer incrustações.

A mesma combinação pode ser usada para a limpeza e desobstrução de descargas domésticas, derramando, por exemplo, um atrás do outro: um copo de vinagre, meio copo de bicarbonato e um litro de água quente. Alternar a aplicação de vinagre e bicarbonato de sódio sobre as superfícies pode ser útil também para acabar com o mau cheiro dado pelas substâncias presentes na urina de cães e gatos, que pode ser ou ácida (que será eliminada pelo bicarbonato) ou alcalina (neutralizada pelo vinagre). Como uma alternativa ao vinagre, pode-se utilizar o ácido cítrico ou suco de limão.

Leia também:

setaÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

seta5 DICAS PARA ELIMINAR O AGROTÓXICO DAS FRUTAS E VERDURAS

setaMANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS