Vida longa ao jeans! 10 truques para a lavagem

jeans vida longa

Comprou um jeans caro ou tem uma calça jeans que você quer que dure para sempre? Ou simplesmente não quer ficar comprando um produto que muitas vezes danifica o ambiente em seu processo de fabricação?

Lavando bem o jeans ele pode parecer sempre novo. Existem vários truques para aumentar a vida útil do seu querido jeans, dá uma olhada:

1. Lavar com menos frequência

Se a roupa jeans não estiver visivelmente suja ou manchada, você não precisa lavá-la na máquina depois de tê-la usado só uma vez.

2. Remova a sujeira individualmente

Ao invés de por na máquina de lavar roupa e desgastar cada vez mais o tecido, se a sujeira for em um determinado ponto e não na roupa inteira, retire as manchas à mão ensaboando e esfregando no lugar específico. 

3. Leia as etiquetas

As etiquetas das roupas, incluindo as dos jeans, fornecem informações importantes e conselhos gerais para o cuidado e a lavagem das roupas. Um tipo particular de jeans pode necessitar de um tratamento específico. Jeans com decorações podem precisar de limpeza a seco. Antes da primeira lavagem, leia sempre a etiqueta.

4. Tente lavar à mão

A maioria das pessoas não tem tempo para lavar roupa à mão. Mas, talvez, lavar à mão um par de jeans de vez em quando não é uma tarefa impossível. Você poderia dedicar a sua atenção especialmente para os jeans mais delicados ou caros, por exemplo, tratar as manchas previamente com sabão doméstico e deixando o jeans de molho em uma bacia com água morna.

5. Não sobrecarregar a máquina de lavar roupas

A máquina de lavar roupas ainda é o método mais comum de lavagem de jeans. É muito importante não sobrecarregá-la porque o atrito excessivo entre as roupas podem estragá-las. Numa maquinada não coloque mais do que quatro pares de calças jeans. Isso ajudará a evitar atrito indesejado sobre o tecido do denim. Ma use a máquina com a carga recomendada, colocar menos roupas do que ela suporta, desperdiça água. 

6. Lavar o jeans de dentro para fora

O jeans deve ser colocado no avesso antes de inseri-los na máquina de lavar. Parece trivial, mas permite que a parte visível do jeans não fique com aparência do atrito feito durante a lavagem. E lembre-se de retirar os objetos dos bolsos, de modo a proteger a máquina de lavar e todo o ciclo de lavagem.

7. Coloque a máquina para funcionar corretamente

Escolha bem o ciclo de lavagem para o jeans, lendo as intruções da máquina e da etiqueta da peça. Isso pode evitar que o jeans encolha ou estrague com uma temperatura errada da água ou rotação excessiva da máquina. 

8. Centrífuga

A centrífuga ajuda a extrair o impregnado de água da peça. Para certificar-se de que um par de jeans que você está particularmente preocupado não se estrague, é melhor manter a velocidade da centrífuga em um nível médio. Verifique a etiqueta do jeans pois muitas aconselham a não usar a centrifuga.

9. Estender o jeans

Tente estender bem o jeans para evitar a formação de rugas e ter que passar depois. Se for estender o jeans ao sol, coloque-os no avesso, como durante a lavagem, para evitar que se estrague ou mude de cor.

10. Secadoras

Se você tem uma secadora em casa, você pode usá-la para o seu jeans com algumas precauções. Melhor preferir, por segurança, um modo de secagem delicada. Verifique as instruções da secadora assim como as da máquina de lavar para escolher o ciclo de de secagem correta para o jeans e qualquer outro item de vestuário.

Leia também: 10 coisas que é melhor não colocar na máquina de lavar roupas