Adeus detergentes? Um spray ecológico que limpa e desinfeta qualquer superfície


Um spray antipoeira, antisujeira e antimanchas, capaz de manter sempre limpa qualquer superfície e também de lavar roupas. A novidade está sendo desenvolvida por cientistas em Londres, o produto seria um verdadeiro revestimento autolimpante para ser aplicado em qualquer material com a ajuda de um nebulizador.

A substância cria um revestimento de nanopartículas e é muito resistente à água. Cada gota de umidade que toca as superfícies consegue coletar e retirar germes e poeira. A descoberta veio depois anos de pesquisa por especialistas da University College de Londres.

A idéia nasceu inspirada na natureza, considerando, como exemplo, a flor de lótus, cujas pétalas não se danificam nem se pesam por causa da chuva. Especialistas esperam ser capazes de imitar a natureza com perfeição, para assim obter uma série de produtos inovadores.

As aplicações do spray poderiam incluir uma tinta autolimpante, resistente às marcas de café, à humidade e ao mofo. A novidade poderia também ser útil em hospitais para eliminar bactérias, ou poderia ser usada nos cascos de embarcações. Reduzir o atrito com a água reduziria o consumo de combustível.

Fala-se também de aplicações na industria têxtil, para criar roupas à prova d’água e resistentes às manchas. Os especialistas dizem que um tecido coberto com a nova substância poderia ser mergulhado em tinta azul para depois ressurgir completamente intacto.

O novo material recém desenvolvido em Londres seria muito mais resistente do que outras substâncias de autolimpeza criadas anteriormente. Este estudo foi publicado na revista Science e o autor acredita que, se tudo correr bem, podemos dizer adeus aos produtos tradicionais de limpeza, encontrados nos supermercados dentro dos próximos quatro anos.

Graças ao novo spray de autolimpeza conseguiremos realmente dar adeus aos detergentes? Limpeza nunca mais? Será uma solução verdadeiramente ecológica?

Leia também: Pratos auto-laváveis para reduzir o desperdício de água e detergentes




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...