Como limpar a casa usando borra de café

borra de café para limpar casa

Antes de jogar a borra do café na compostagem ou no lixo, saiba que ela poderia ser útil para a limpeza ecológica da casa.

Antes de usá-la, lembre-se sempre de distribuir a borra de café em um pires, deixando-a secar ao ar até que vire "pó".

Veja abaixo tantas utilidades que a borra de café tem para a limpeza da casa:

Limpar as superfícies resistentes

Para remover manchas e sujeiras difíceis das superfícies laváveis ​​e resistentes da casa, você pode usar a borra de café. Polvilhe a borra em uma esponja já umedecida com um pouco de detergente liquido natural, transformando-o em um produto abrasivo de limpeza.

Lavar panelas, pratos e o fogão

Também neste neste caso a borra funciona como um abrasivo para limpar a louça que ficou com a sujeira seca e difícil, facilitando a sua remoção.

Desodorizar a geladeira

Um truque antigo e muito útil é usar a borra de café como desodorante para o frigorífico, bem como em outras partes da casa, como a adega, a despensa ou a sapateira. Deixe secar a borra de café até que vire de novo pó, despeje-a em um copo ou em um pequeno recipiente sem tampa e guarde-a na porta da geladeira para evitar a formação de maus cheiros.

Remover arranhões de móveis

Uma pequena dica para quem tem de lidar com móveis de madeira escura e janelas onde se formaram arranhões. Neste caso, você pode tentar usar a borra de café misturada com água para obter um corante natural com o qual possa limpar os arranhões usando um pincel fino para escurecer a madeira e disfarçar os arranhões. Você também pode aplicar a borra sobre os arranhões do mobiliário, usando um cotonete.

Evitar odores desagradáveis ​​nos ralos

O café, como sabemos, tem o poder de remover e evitar odores desagradáveis. Neste caso, a sugestão é diluir a borra do café na água e despejá-la de vez em quando ao longo dos ralos, drenos de pias e vasos sanitários para deter a formação de maus cheiros. Utilize pequenas quantidade de borras de café em água abundante, a fim de não entupir os tubos.

Desodorizar a caixa de areia do gato

Se o seu gato sentir o cheiro do café e não se importar, você pode usar a borra de café seca para polvilhar o fundo da caixa de areia do gato para prevenir e combater a formação de odores desagradáveis. Verifique se o gato aprecia a novidade antes de usá-la, porque gatos não costumam gostar de odores. No caso do gato estranhar, veja abaixo como limpar a sua caixinha de uma forma natural.

Leia também: COMO LIMPAR E ESTERILIZAR A CAIXA DE AREIA DO GATO DE UMA FORMA NATURAL

Afastar formigas

Para manter as formigas e outros insetos longe, e de uma forma natural, especialmente nos pontos críticos da casa, como a porta de entrada e as janelas, você pode colocar a borra de café para desencorajá-los de entrar.

Gostou das dicas? Conhece outras dicas para utilização da borra de café na limpeza ecológica da casa?

Leia também:

ITENS NATURAIS DE LIMPEZA QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE TER EM CASA

BATATAS: VERSÁTIL COMO ALIMENTO, ÚTIL COMO MEDICAMENTO E MAIS 1001 UTILIDADES