Produtos de limpeza podem estar criando superbactérias


Eles são cheirosos, dão aquela forcinha na limpeza e fazem parte da rotina de grande parte dos lares brasileiros. No entanto, esse aliado pode também ser um inimigo em potencial. Pelo menos é isso que um estudo publicado na revista Nature Microbiology descobriu.

Segundo a pesquisa, o uso de produtos químicos, geralmente usados na limpeza, especialmente desinfetantes e antissépticos, podem estar fazendo as bactérias ficarem mais resistentes. Atualmente, já se sabe que existe uma preocupação muito grande com as superbactérias, que são muito mais resistentes aos medicamentos e uma ameaça à saúde global.

Agora novos estudos – ainda preliminares – mostram que essas bactérias podem se beneficiar também do excesso de limpeza. Existem, hoje, inúmeros produtos que prometem acabar com qualquer tipo de micro-organismo presente no ambiente, no entanto, vale lembrar, esses pequenos seres também são importantes. O corpo humano, desde o nascimento, precisa ter contato com os germes do meio para que consiga criar resistência, fortalecer o sistema imunológico.

De acordo com o microbiologista da Universidade Tuffs (EUA), Stuart Levy, produtos naturais como sabão, água quente e álcool são suficientes para limpar o ambiente e que lavar tudo que se toca com detergentes bactericidas pode perturbar o balanço natural dos micro-organismos no ambiente. Nesse caso, apenas as superbactérias acabam sobrevivendo, o que é um risco e tanto para a humanidade.

Para saber mais:

Leia aqui o estudo Systematic analyses identify modes of action of ten clinically relevant biocides and antibiotic antagonism in Acinetobacter baumannii, publicado na revista Nature Microbiology.

Fonte: Folha de São Paulo 

Talvez te interesse ler também:

Fungos e doenças: os mais perigosos e mortais te surpreenderão

Limpeza doméstica: os 10 ingredientes e produtos mais perigosos para a saúde

Limpeza ecológica com sal: 25 usos alternativos




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...