Banho de lua. Veja como fazer em casa com produtos naturais!

  • atualizado: 
Banho de lua

Neste conteúdo, vamos abordar uma técnica de clareamento dos pelos, do corpo, para deixá-los dourados e que, por  isso, recebe de Banho de Lua (clara e/ou dourada). 

 

1. O que é banho de lua?

O Banho de Lua abrange três etapas, que constituem um ritual de  limpeza e beleza para a pele e o corpo

  • Esfoliação corporal
  • Hidratação
  • Descoloração.
 

2. Benefícios do banho de lua - para que serve 

O Banho de Lua serve para:

  • Remover as Células Mortas
  • Clarear os pelos
  • Nutrir a pele
  • Proporcionar maciez à pele

Os  cuidados realizados no Banho de Lua visam deixar a pele macia, tonificada e os pelos claros, como a Lua, proporcionando também luminosidade, hidratação e suavidade à pele.

Essa técnica contribui para  a pele ter um bronzeado mais uniforme.  

O "banho da lua" leva cerca de uma hora e pode ser feito, em boa parte, com produtos naturais. Este banho pode ser feito em todo o corpo, porém, as regiões que as mulheres e, também, homens, mais gostam de clarear são os pelinhos da barriga, coxa e braços. Em síntese o Banho de Lua é um método de cuidado da pele e realce de sua  estética, que se baseia  na esfoliação (peeling), hidratação e no clareamento dos pelos do corpo, facilitando  o bronzeamento e deixando a pele mais sedosa e bonita.

3. Banho de Lua profissional

O banho de lua profissional é mais caro. A vantagem é que é feito por profissionais especializados e com produtos que descolorem com mais facilidade pelos grossos e escuros.

Outro aspecto é que as áreas mais difíceis como as das costas, com a ajuda de um profissional, ficam mais fáceis de serem descoloridas e tratadas.

Vale salientar que é bom pesquisar um profissional competente para fazer esse procedimento, visando obter um bom resultado e não sair no prejuízo.

4. Banho de Lua caseiro - como fazer  

Para realizar o banho de Lua em casa são necessários alguns cuidados, para evitar riscos e danos à saúde da pele e do corpo.

Antes de descolorir os pelos, teste os produtos em uma parte da pele, pode ser na dobra de um braço ou na parte detrás do pulso, com a finalidade de saber se  existe sensibilidade da pele à algum ingrediente do produto. 

Utilize  produtos de qualidade, que não sejam testados em animais e que não utilizem ingredientes de origem animal, pois, a beleza também envolve nossas escolhas e atitudes.

Caso ocorra algum tipo de reação anormal, com algum produto, mesmo que seja mais natural, interrompa o uso e lave bem a área com  bastante água e vá ao médico.

Produtos que serão necessários

  • Revestimento protetor com creme de parafina
  • Pó descolorante (1 parte)
  • Água oxigenada- 10 ou 20 volumes (2 partes)
  • Esfoliante corporal 
  • Hidratante corporal
  • Luvas
  • Pincel ou espátula

Procedimento

1. Revestimento protetor e Descoloração 

Antes de passar o descolorante nos pelos, passe um creme de parafina na área que será descolorida, para evitar coceiras e ardência.

Em seguida,  aplique o descolorante (1 parte) misturado em um utensílio, com água oxigenada de 10 ou 20 volumes, (2 partes), com o uso de luva e pincel ou espátula, aplique e espalhe nas regiões a serem descoloridas, deixe agir de 5 a 10 minutos. Lave com sabão neutro, de preferência, que seja líquido. Após isso, enxague bem.

A  descoloração pode durar de 2 a 3 meses.

2. Peeling e Hidratação com produtos caseiros e naturais 

Após a descoloração faça um peeling natural, que é uma esfoliação para remover as impurezas da pele e as células mortas e consiste em fazer uma pasta esfoliante, utilizando açúcar demerara com aveia e um pouco de água mineral.

Em seguida, passe  esta pasta fazendo massagens circulares, com as mãos, nas áreas a serem tratadas. Tire o excesso com  uma toalhinha.

Passe um algodão embebido em uma  infusão de chá verde, para relaxar e tonificar a pele. Após isso, hidrate a pele com amêndoas batidas com água mineral, fazendo um leite bem encorpado, deixando agir por 30 minutos e, então, enxague ou passe um hidratante ou óleo à base de amêndoas.

5. Contraindicações 

O Banho de Lua é contraindicado nos seguintes casos:

  • Alterações ou lesões cutâneas 
  • Dermatite
  • Alergias 
  • Foliculite
  • Alergias e sensibilidade a alguns dos componentes que fazem parte da formulação dos produtos utilizados no tratamento

Observação

Mulheres grávidas  é recomendado consultar o médico, para saber dos cuidados que são necessários para fazer o Banho de Lua e se, realmente, conforme avaliação médica, pode fazer esse procedimento.  

6. Onde encontrar o descolorante

O descolorante pode ser encontrado em lojas de cosméticos, farmácias e supermercados, físicas ou virtuais. Dê preferência para  descolorante de qualidade, com substâncias naturais e hidratantes, de marcas veganas (sem ingredientes de origem animal e não testados neles ).

Beleza é Vida!

7. A suavidade da Lua

Já que o banho de Lua está associado à pele, para finalizar segue uma rima

A delicadeza da Lua, no céu, projeta o brilho do Sol e como oferenda nos dá sua claridade para suavizar o nosso olhar!

Sua vibração acaricia nossa pele, trazendo leveza para o nosso pensar, nos fazendo até suspirar!