Sabonete De Enxofre para Todos! Os Usos para você e seu cão


O enxofre é um elemento natural (o 16º da Tabela Periódica) fundamental para a nossa saúde.

Propriedades medicinais do enxofre

Enxofre tem ação anti-inflamatória, adstringente, antibacteriana e desinfetante para além de participar na formação da queratina e do colágeno (são as moléculas de enxofre orgânico que fazem interligações que deixam os tecidos mais maleáveis).

Em alguns dos aminoácidos essenciais (cisteína, metionina homocisteína e taurina) o enxofre forma “pontes de dissulfeto entre os polipeptídeos, ligação de grande importância para a formação das estruturas espaciais das proteínas, o que caracteriza o enxofre um dos elementos CHONPS (os seis elementos fundamentais para a vida na Terra)” (Fonte aqui).

E mais, há enxofre em algumas vitaminas, na síntese do colágeno, na neutralização interna de tóxicos (nos processos depurativos de rins e fígado), na secreção da bílis.

Enxofre nos alimentos

Nos alimentos você encontra teores importantes de enxofre (orgânico) em:

aspargos

alhos-poró

alhos

cebolas

peixe

● queijos

● gema de ovos

O enxofre orgânico não é tóxico ao nosso organismo (o inorgânico é tóxico) e seu excesso é eliminado pela urina. A sua deficiência causa diversos problemas de saúde – retarda o crescimento, prejudica a formação e estrutura de pele, unhas e cabelo, dentre outras.

Sabonete de enxofre

Então, lembra do sabonete de enxofre que sua avó recomendava? Pois, ele continua sendo ótimo, dê uma olhada:

Porque se usa enxofre em sabonete?

O uso de cosméticos com enxofre em sua composição é justificado pelas propriedades curativas deste elemento, na pele, em uso externo.

Na pele, unhas e cabelo, o sabonete de enxofre ajuda na:

formação da queratina e colágeno, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.

eliminação das toxinas que se acumulam na pele.

acalma os eczemas e as alergias cutâneas.

combate as bactérias e os fungos.

uniformiza a pigmentação da pele.

fortalece as unhas e cabelo.

Alguns tratamentos de pele que se fazem com enxofre:

● Acne

● Rosácea

● Dermatite seborreica

● Sarna

● Pele oleosa

● Acne

Acne

No caso da pele com acne, o uso sistemático do sabonete de enxofre (encontram-se boas formulações com 7 a 10 % do princípio ativo) ajuda na assepsia, na eliminação dos cravos, comedões e pústulas, na secagem das espinhas, na redução da inflamação cutânea e infecção (que é o que gera as pústulas e espinhas), na redução da produção sebácea (que entope os poros criando comedões e cravos).

Psoríase

A psoríase tem a ver com alterações dos sistema imunológico e se manifesta na pele pela formação de escamas e vermelhidões, nos joelhos, cotovelos, mãos, costas e couro cabeludo. O enxofre atua como antisséptico e anti-inflamatório, reduzindo a intensidade dos sintomas. Esta é uma doença crônica que vai depender da recuperação da atividade imunitária e, tem dependência do sistema nervoso. O enxofre promove a recuperação das propriedades seborreguladoras da pele descamada.

Dermatite seborreica

Dermatite seborreica é uma inflamação da pele e do couro cabeludo que apresenta descamação, a pele fica brilhante e sensível. O uso de sabonete de enxofre pode melhorar o aspecto da pele e as funções de regulação seborreica.

Contraindicações e modo de usar

Não deve usar sabonete de enxofre quem tenha a pele seca pois, um dos efeitos adversos do seu uso é, justamente o ressecamento da pele pela redução da camada de oleosidade.

Não deve ser usado em excesso (todos os dias) em casos de dermatite seborreica e psoríase, para evitar excessivo ressecamento e aumento da descamação quando os outros sintomas já estão sob controle.

É muito importante, antes do uso do sabonete de enxofre, promover a dilatação dos poros da pele com vapor quente. Ao usar o sabonete, deixe 1 a 2 minutos a espuma agir e lave, em seguida, com água pura.

O uso recomendado é:

● 2 vezes ao dia em casos severos até o controle dos sintomas

● 1 vez ao dia em casos de acne, para manutenção

● a cada 2 dias em casos de psoríase e dermatite seborreica, para manutenção

● 1 vez por semana caso sua pele seja muito sensível

Uso de sabonete de enxofre em cães

Os cachorros também se beneficiam com o uso de sabonete de enxofre, em casos de sarna e outras dermatites porém, seu uso deve ser indicado pelo veterinário e deve ser restrito ao tempo de tratamento indicado por este, para não provocar ressecamento exagerado na pele do animal.

Antigamente as pessoas davam enxofre em pó misturado com a alimentação diária dos cachorros, com o objetivo de mantê-los com a pele e os pelos saudáveis. E dava certo, eu vi acontecer.

Hoje, a recomendação é sempre a de consultar um especialista antes de partir para os tratamentos caseiros, mesmo que naturais.

Especialmente indicado para você:

PULGAS – QUEM TEM CACHORRO EM CASA SABE BEM COMO É DIFÍCIL DE TIRAR

PSORÍASE O QUE É E 10 TRATAMENTO CASEIROS QUE PODEM TE AJUDAR

REMÉDIOS CASEIROS E CURAS NATURAIS PARA ACNES E ESPINHAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...