Chá de Ervas para Disfarçar Os Cabelos Brancos


Todo tipo de chá de erva pode servir para tratar os cabelos pois, em cada resto de chá está também uma parte dos princípios ativos, dos óleos, dos pigmentos da planta que você usou. Alguns chás colorem, outros acondicionam, uns tratam caspa, outros fortalecem.

Hoje iremos falar dos chás que podem disfarçar os cabelos brancos. Sabe quando eles começam a aparecer? Você não está a fim de cair nas tintas convencionais (até porque fazem mal) nem de usar henna, porque tinge de verdade. Você está a fim apenas de disfarçar alguns poucos fios brancos que a idade traz quase que implacavelmente.

Vejamos quais chá podemos usar para este fim:

Camomila (Matricaria chamomilla, Matricaria recutita, Chamaemelum nobile)

camomila

Todo mundo conhece o efeito do chá de camomila, que aloura os cabelos claros, cria reflexos nos grisalhos e, em todos, mantém os cabelos mais saudáveis.

E vale usar qualquer dos tipos de camomila que existem pelo mundo – desde a alpina até a macela (Achyrocline satureioides), brasileiríssima.

Faça a infusão, com flores secas ou frescas, coe e use como acondicionador no final da lavagem com shampoo.

Não enxágue para ter uma coloração mais persistente.

Alecrim – Rosmarinus officinalis

chà de alecrim

O chá forte de alecrim é ótimo para escurecer os cabelos de quem está “grisalhando” por aí.

Faça um chá concentrado, coe, use nos cabelos como água de lavar – o alecrim é tão bom que você, nesse dia, não precisará sequer usar shampoo.

Também não precisa de enxágue.

Camelia sinensis – chá preto

chà preto

Um bom chá preto, bem curtido, dá um tom avermelhado escuro nos cabelos de quem os enxágua com essa infusão.

E, de quebra, trata os fios e o couro cabeludo, retirando o excesso de gordura. Mas, como este chá é bastante adstringente, observe se não vai te provocar ressequidão nos fios, ou no couro cabeludo e, se for o caso, equilibre a oleosidade passando óleo de amêndoas ou de coco, ao final da lavagem.

Sálvia – Salvia officinalis

cha salvia

Um chá de sálvia bem forte (10 colheres de sopa de folhas secas para meio litro de água) é ótimo colorante para quem quer escurecer os cabelos.

Passe nos cabelos úmidos, deixe agir por 1 hora e enxágue bem. Se preferir deixar o chá de sálvia nos cabelos também não há problemas – regule sua sensibilidade ao aroma, que é forte, da planta e busque seu melhor uso.

Cada pessoa tem uma aceitação, ou não, às plantas, o que é individual.

Nogueira – Juglans regia

nogueira

Da nogueira já falamos aqui e basta lembrar de que se usa tanto a infusão das folhas quanto a decocção da casca das nozes ou da casca da árvores, para se conseguir lindos tons acastanhados.

Cacau – Theobroma sp.

cacau

Água de cacau – chocolate em pó, puro – forte, também pode ser usada como colorante de cabelos, especialmente se você misturar o pigmento obtido com um creme ou máscara capilar, e deixar agir por uns tempos, com a cabeça coberta.

Não se esqueça de enxaguar bem após, no máximo, meia hora de máscara capilar.

Café – Coffea sp.

café

O mesmo uso se pode fazer com o pó de café e conseguir um castanho mais escuro ainda, tonalizando seus brancos. Mas, não abuse nem do cacau nem do café pois, os princípios ativos destas duas sementes – cafeína, teobromina – e os taninos, que são bem fortes, e também entrarão no seu organismo.

Observe sua reação pessoal ao uso que recomendo e, especialmente se notar agitação, insônia ou náuseas, descontinue o uso.

Cebola – Allium cepa

cebola

Dizem que o suco de cebola é excelente para o cabelo, tanto para fazer crescer como para voltar à cor original. Essa receita eu nunca experimentei porém, conheço uma com casca de cebola, que colore os cabelos com um tom castanho leve, quase loiro.

Não é nenhum milagre – é o uso que se faz também, da casca de cebola para colorir os ovos duros (cozinha-se o ovo dentro de água com casca de cebola, e pronto).

Faça um chá com casca de cebola, use-o para enxaguar o cabelo depois da lavagem normal e confira os resultados.

Especialmente indicado para você:

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

HIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS

CABELOS NATURALMENTE CASTANHOS USANDO NOZES (CASCA E FOLHAS)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...