Sabonete antibacteriano? Não, obrigado


Muita gente usa sabonete antibacteriano acreditando se proteger de bactérias e de doenças causadas por elas. Entretanto, esses sabonetes não são melhores do que os tradicionais.

É o que afirma a Food and Drug Administration (FDA), Agência Americana de Alimentos e Medicamentos, que proibiu, nessa sexta-feira (3), vários elementos químicos encontrados nos sabonetes antibacterianos porque eles apresentam riscos para a saúde, além de não serem mais eficazes do que os sabonetes comuns.

19 elementos foram proibidos pela FDA, entre eles, o triclosan e o triclocarban, usados em sabonetes antibacterianos líquidos e em barra, porque são altamente perigosos para o sistema imunológico.

Em uma matéria da UOL, Janet Woodcok, diretora da divisão de drogas da FDA, explica que “os consumidores podem pensar que os sabonetes antibacterianos são mais efetivos para evitar os germes, mas não existe evidência científica de que sejam melhores que água e sabão comum”.

Grande parte de produtos não médicos disponíveis no mercado contém, pelo menos, um dos 19 ingredientes proibidos. Os fabricantes dos produtos terão até um ano para se adequarem às novas regras estabelecidas pela FDA e retirarem seus produtos de circulação.

Lavar as mãos com água e sabão é a principal forma de evitar a transmissão de germes, segundo um comunicado da FDA. Já o Instituto Americano de Limpeza (ACI) acredita na segurança dos sabonetes antibacterianos, defendendo que eles são “a chave para a saúde devido à importância das mãos limpas na prevenção de infecções”.

O perigo do triclosan

O triclosan é um ingrediente antibacteriano encontrado em produtos de higiene pessoal, como sabonetes líquidos para as mãos, sabonetes íntimos e cremes dentais. Entretanto, estudos afirmam que o triclosan pode danificar o fígado e causar outros danos graves, como a fibrose hepática e o câncer.

Um experimento realizado em animais expostos por longo tempo à substância mostrou resultados alarmantes: danos nas funções do fígado, fibrose hepática e aparecimento de tumores. O triclosan interfere no desenvolvimento do receptor androstano, uma proteína responsável pela metabolização de produtos químicos estranhos ao corpo. Quando esta proteína é danificada, as células do fígado se proliferam e, ao longo do tempo, pode ocorrer a fibrose hepática.

Parece então suficientemente evidente que, se te oferecerem um sabonete antibacteriano, a resposta mais correta seria, não, obrigado!

Especialmente indicado para você:

TRICLOSAN PODE CAUSAR DANOS GRAVES AO FÍGADO, INCLUSIVE TUMOR

ITENS NATURAIS DE LIMPEZA QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE TER EM CASA

COSMÉTICOS NATURAIS FAÇA VOCÊ MESMO UM KIT COMPLETO (VÍDEO)




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...