Cocamide DEA, a substância cancerígena encontrada em 100 xampus

cocamide dea xampus

A Califórnia proibiu a cocamida DEA, também conhecida como cocamida dietanolamina, uma substância utilizada para a produção de xampus e sabonetes e que foi considerada potencialmente cancerígena. O uso de cocamida DEA pela indústria de cosméticos é freqüente, especialmente em produtos que fazem espuma.

Alguns testes realizados por um laboratório independente na Califórnia descobriram a presença ilegal de cocamida DEA em cerca de 100 produtos de higiene, incluindo xampu, gel de banho e sabonetes. A substância é utilizada como um agente de espumante e adensante. Para descobrir a sua presença, basta ler a lista de ingredientes contidos nos produtos cosméticos.

Na Califórnia, a cocamida DEA está proibida desde que a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer a classificou entre as substâncias possivelmente cancerígenas para o homem. Seu uso no entanto, continua legal em outros estados norte-americanos e na Europa. Os testes em produtos para venda na Califórnia foram requeridos pelo Center for Environmental Health, em Oakland, organização sem fins lucrativos que tutela a saúde dos cidadãos.

Altos níveis de cocoamida DEA também foram detectados nos produtos de marcas bem conhecidas como Colgate, Palmolive e Paul Mitchell. A substância também foi encontrada em produtos para bebês e rotulados como "orgânicos". É uma verdadeira fraude. Em muitos casos, os produtos testados continham mais do que 10.000 ppm (partes por milhão) de cocamida DEA.

Um dos xampus testados resultava composto por 20%, correspondente a 200.000 ppm de cocamida DEA. O Centro de Saúde Ambiental já alertou as empresas envolvidas. Nós não sabemos como resolver a questão. O que nos preocupa é que, para além do caso da Califórnia, a cocoamida DEA ainda é largamente utilizada no resto do mundo.

Porque em todo o mundo ainda não se proibiu o uso desta substância potencialmente cancerígena? Em nosso pequeno círculo, tentemos evitar produtos e cosméticos que contenham cocamida DEA. Olho sempre nos rótulos que, para o momento, é a nossa única arma para escolher de forma consciente.

Leia também:

setaCABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU

setaA MODA É NÃO LAVAR OS CABELOS!

setaQ SHAMPOO: O SHAMPOO FEITO DE URINA DE VACA CRIADO POR ESTUDANTES ISLANDESES