Retinol Vegano: o revolucionário Bakuchiol extraído de uma planta


À medida que envelhecemos, muitos de nós enfrentamos não apenas preocupações com a saúde, mas também com a aparência. Rugas, manchas e a perda de elasticidade podem ser sinais indesejados do passar do tempo. No entanto, para aqueles que desejam combater esses sinais de forma natural e eficaz, a natureza oferece uma solução: a planta babchi (Psoralea corylifolia).

Psoralea corylifolia © Wikipedia

Psoralea corylifolia © Wikipedia

Esta erva, nativa da Índia e usada há séculos na medicina tradicional chinesa e indiana, tem propriedades notáveis, incluindo antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Retinol vegano

Mas é o Bakuchiol, substância extraída das sementes desta planta, que tem atraído a atenção dos especialistas em cuidados com a pele. Identificado pela primeira vez em 1966 por pesquisadores indianos, o Bakuchiol ganhou destaque nos mercados europeu e norte-americano em 2007, devido aos seus impressionantes benefícios para a pele.

Este “retinol vegano”, como é chamado, oferece resultados semelhantes ao retinol tradicional, promovendo a produção de elastina e colágeno, essenciais para uma pele jovem e saudável. Um estudo recente feito pela Associação Britânica de Dermatologistas comparou o Bakuchiol ao retinol em termos de eficácia no combate ao envelhecimento da pele.

Surpreendentemente, o Bakuchiol mostrou-se tão eficaz quanto o retinol, mas com menos irritação e sem sensibilidade à luz solar, tornando-o uma escolha atraente para aqueles com pele sensível. Além disso, o Bakuchiol é rico em ácidos graxos essenciais, conhecidos por suas propriedades hidratantes e anti-inflamatórias, e é um poderoso antioxidante, proporcionando benefícios adicionais para a saúde da pele.

Como se usa o Bakuchiol?

Então, como você pode incorporar o Bakuchiol em sua rotina de cuidados com a pele? Recomenda-se procurar produtos que contenham uma concentração de 0,5 a 2% de Bakuchiol e consultar um dermatologista para orientação personalizada.

Séruns e cremes são opções populares, e o Bakuchiol pode ser usado tanto de manhã quanto à noite, oferecendo uma solução versátil para suas necessidades de cuidados com a pele.

Sem crueldade

Além de seus benefícios para a pele, o Bakuchiol oferece uma vantagem ética significativa em comparação com o retinol tradicional. O retinol é um derivado da vitamina A, usado em muitos produtos de cuidados com a pele, naturalmente encontrado em alimentos de origem animal, como o óleo de fígado de bacalhau, manteiga, fígado de boi, porco, frango, peru, peixe, ovos, queijos e leites. Essa produção envolve processos que podem não ser éticos para muitos consumidores, especialmente aqueles que adotam uma abordagem vegana ou que se preocupam com o bem-estar dos animais.

O Bakuchiol é obtido a partir da planta babchi, oferecendo uma alternativa livre de crueldade e mais alinhada com os valores éticos de muitos consumidores.

O estudo Assessment of topical bakuchiol and retinol for facial photoageing foi publicado no British Journal of Dermatology

Fontes: 

  1. https://en.wikipedia.org/wiki/Bakuchiol
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/Retinol

Talvez te interesse ler também:

Suécia restringe a venda de cremes antienvelhecimento para menores de 15 anos

O que é colágeno, por que faz sucesso? Será que funciona?

10 ingredientes de origem animal escondidos nos cosméticos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...