Porque em setembro (e não apenas) você não deve comprar roupas novas


Uma campanha realizada pela Oxfam nos convida a refletir sobre o impacto do nosso consumo e a escolher roupas usadas em vez de comprar novas.

Para produzir um par de jeans e uma camiseta, você precisa de milhares de litros de água, uma quantidade que uma pessoa bebe ao longo de 13 anos.

Uma cifra impressionante, que assume dimensões ainda maiores se considerarmos quantas peças de roupa cada um de nós possui em nosso armário.

Roupas que talvez nem usamos mais e que acabarão em aterros sanitários, juntamente com 11 milhões de roupas que são descartadas toda semana apenas no Reino Unido.

Esses números são suficientes para entender como a chamada fast fashio– também conhecida como moda descartável – é insustentável para o planeta.

A campanha denominada Second Hand September, lançada pela modelo Stella Tennant, em colaboração com a organização beneficente Oxfam, tem exatamente o objetivo de reduzir o impacto que a fast fashion tem no meio ambiente e pede a todos nós que não compremos roupas novas por pelo menos um mês.

Em setembro, graças às promoções e à mudança de estação, as compras de roupas aumentam: há quem pense em renovar o guarda-roupa para a chegada da primavera e há quem aproveite os descontos para acumular roupas para o próximo inverno.

Stella e Oxfam convidam os consumidores a evitar compras compulsivas, a se perguntar sobre o que realmente precisam e a fazer compras em lojas de segunda mão (usados e brechós), em vez de em grandes redes que oferecem roupas de baixo preço e de baixa qualidade.

De fato, a fast fashion permite encher seu guarda-roupa com roupas da moda a preços baixos, mas representa uma ameaça para nosso Planeta.

O enorme impacto ambiental da moda descartável deriva da filosofia por trás desse tipo de mercado: oferecer roupas baratas e de baixa qualidade, que seguem os ditames da moda, para que os consumidores se vejam obrigados a comprar roupas novas em pouco tempo, jogando fora as que foram compradas apenas alguns meses antes, porque não estão mais atualizadas ou estão excessivamente desgastadas.

Dessa forma, a indústria da moda descartável produz continuamente poucas roupas duráveis, desperdiçando uma infinidade de recursos e os consumidores são forçados a renovar continuamente seu guarda-roupa, gerando toneladas de lixo.

É um círculo vicioso sem fim, que garante altos lucros para quem trabalha no setor de roupas e causa um enorme desperdício de recursos, além da exploração de milhares de trabalhadores.

Para promover a campanha e, acima de tudo, acabar com o preconceito de que roupas usadas seriam sujas, danificadas ou fora de moda, a modelo Stella Tennant posou com sua filha de 14 anos, Iris, vestindo roupas de segunda mão em excelente estado de conservação e absolutamente atuais. second hand 1

As fotos, tiradas pelo fotógrafo Tom Craig, são uma prova de que vestir roupas usadas não significa ser desleixado; na verdade, é exatamente o contrário. A roupa usada, se de qualidade, tem um estilo atemporal. Além disso, as modas retornam ciclicamente e, nas lojas de segunda mão, verdadeiros tesouros do passado são descobertos e trazidos de volta aos holofotes. second hand 2

A esperança é convencer o maior número possível de pessoas a mudar seus hábitos de compra, ponderar sobre suas escolhas e optar pelo mercado de peças usadas em prol do meio ambiente.

Além disso, recorrer a lojas de segunda mão também permite economizar dinheiro, porque não é raro encontrar oportunidades imperdíveis e conseguir comprar a preços muito baratos roupas sob medida de excelente qualidade, inabaláveis à passagem do tempo. A caça à pechincha pode ser uma experiência muito divertida e sustentável!

Talvez te interesse ler também:

O ÓCULOS DE SOL FEITO COM LIXO PLÁSTICO RECOLHIDO DA PRAIA

NA AUSTRÁLIA NASCE A PRIMEIRA BIBLIOTECA DE ROUPAS: REVITALIZA PEÇAS E CRIA UM GUARDA-ROUPA COLETIVO

BANANATEX: DA BANANEIRA O MATERIAL REVOLUCIONÁRIO QUE DARÁ ADEUS AO PLÁSTICO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...