A caixa de ovos que pode ser plantada e produz leguminosas


Parece uma caixa de ovos normal, mas uma vez que seu conteúdo acaba, ela não vai parar no lixo porque pode ser plantada, e gerar uma nova vida.

A novidade se chama Biodegrapak e ganhou o prêmio Young Balkan Designers em 2019.

Idealizada por George Bosnas, a Biodegrapak é uma embalagem compacta feita à base de papel, farinha, amido e sementes orgânicas de leguminosas. Uma vez consumidos os ovos contidos nela, a caixinha não deve ser descartada, mas regada ou plantada diretamente no solo.

Dessa forma, as sementes contidas em suas fibras, dia após dia, vão se transformando em plantas.

biopack

“A reciclagem é uma forma de gestão do lixo, que envolve a conversão de resíduos e de outros materiais usados ​​em produtos reutilizáveis. Mas vale a pena? É um processo de várias etapas, envolvendo o transporte, a classificação, o processamento e a produção de materiais em novos produtos. É difícil avaliar o consumo total de energia”, explica o designer no site oficial.

De acordo com Bosnas, de fato, a reciclagem ainda apresenta inúmeros desafios, uma vez que os processos atuais ainda são complicados, caros e nem sempre totalmente ecológicos.

Em vez disso, precisamos repensar o conceito de descartável, mesmo a partir dos recipientes de ovos clássicos, muitas vezes feitos de plástico.

Daí a opção por dar imediatamente nova vida a um produto, em vez de aumentar a quantidade de desperdício.

biopack 3

“A Biopack é uma embalagem projetada para ser ecologicamente correta em todos os níveis. O objetivo é criar um produto verdadeiramente respeitoso com o ambiente.”

A caixa pode acomodar até quatro ovos. Uma vez esvaziada, não deve ser jogada fora, mas plantada e regada.

Em 30 dias, as sementes vão germinar e dar vida à novas plantas.

biopack 2

As embalagens sustentáveis não apenas criam um sistema de ciclo completo que transforma um produto em uma planta, mas, de acordo com Bosnas, o crescimento das leguminosas também aumentará a fertilidade do solo.

Uma invenção que provavelmente não mudará o mundo, mas é mais uma opção para reduzir o lixo, sobretudo plástico, em nosso planeta, contribuindo para torná-lo mais limpo e habitável.

Talvez te interesse ler também:

OS SNEAKERS REEBOK 100% VEGETAIS E COMPOSTÁVEIS DE MILHO E ALGODÃO ORGÂNICO

MILHO E ABACAXI VIRAM PRATOS E TALHERES QUE PODEM SER PLANTADOS

DO VIETNÃ CANUDOS NATURAIS, MASTIGÁVEIS LIMPAM OS DENTES E TOTALMENTE BIODEGRADÁVEIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...