Lindos, comestíveis e biodegradáveis: pratos e talheres feitos de farelo de trigo

  • atualizado: 
Biotrem

Os pratos e os talheres descartáveis ​​de plástico, assim como os copos e outros produtos para cozinha, estão oficialmente com os dias contados, pelo menos na Europa. E é aqui então que começam a surgir as várias alternativas ecológicas, uma mais interessante que a outra.

Quem já ouviu falar do farelo de trigo sabe que ele é benéfico para a saúde, faz bem ao sistema digestivo e pode promover a regularidade intestinal. Uma empresa polaca inovadora, a Biotrem, pensou em utilizar este ingrediente de uma forma bem original: para fazer pratos descartáveis ​​e biodegradáveis, tigelas e talheres.

Como explicado no site da empresa, os únicos ingredientes com os quais os pratos são feitos são farelo de trigo e água, que são derretidos juntos em altas temperaturas e sob uma certa pressão. Nenhum produto químico é usado na realização desta linha projetada para ser usada apenas uma vez, e depois ser jogada na composteira.

Os pratos e as tigelas são resistentes ao micro-ondas e podem ser usados ​​com alimentos quentes e frios. No entanto, a Biotrem alerta os clientes para não usarem produtos de farelo de trigo para servir líquidos quentes como chá, café ou sopas, e nem mesmo bebidas gaseificadas.

biotrem 1

Quanto aos garfos e às facas, estes têm um teor de farelo de trigo muito inferior aos dos pratos e tigelas. Eles são feitos com apenas 10% de farelo de trigo e 90% de polilactida, que é um poliéster termoplástico biodegradável feito de milho.

biotrem 2

O benefício ambiental da utilização de pratos como estes não está apenas relacionado com a redução dos resíduos. De acordo com a empresa sediada em Varsóvia, para produzir 1 kg de prato feito de farelo de trigo, considerando o processo de cultivo do trigo, transporte, processamento e uso, cerca de 1,3 kg de CO2 são liberados na atmosfera em comparação com 8,5 kg que derivam da produção de 1 kg de pratos e copos de plástico normais descartáveis.

biotrem 3

No entanto, estes pratos comestíveis também têm uma desvantagem: uma vez que contêm trigo, não podem ser utilizados por pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten. Felizmente, já existem várias outras alternativas, como pratos de milho, copos e talheres ou feitos de outros ingredientes biodegradáveis ​​e sem glúten.

biotrem 4

biotrem 5

Espera-se que em breve essas soluções, que irão retirar permanentemente o plástico descartável das prateleiras, se tornem disponíveis para todos, tanto em termos de preço quanto de mercado.

Talvez te interesse ler também:

MILHO E ABACAXI VIRAM PRATOS E TALHERES QUE PODEM SER PLANTADOS

POTATO PLASTIC: TALHERES E SACOLAS FEITAS DE BATATAS PARA DIZER ADEUS AO PLÁSTICO

COVE, A PRIMEIRA GARRAFA D'ÁGUA BIODEGRADÁVEL E REUTILIZÁVEL

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!