No supermercado, qual embalagem você prefere? Caixinha ou latinha?


As caixinhas de papelão são cada vezmais vistas nos supermercados: leite, sucos, vinhos, sopas e molhos…a pergunta que naturalmente fazemos é: seriam elas mais ou menos ecológicas que as tradicionais latinhas?

A resposta vem do site Grist e depende de vários fatores: as caixinhas retangulares são embaladas e transportadas de maneira mais eficiente porque são mais leves que as latinhas, o que reduz a pegada de CO2 no transporte. Segundo a empresa Tetra Pak, o material usado em suas confecções pesam apenas 4% do peso do conteúdo que embalam, enquanto uma latinha de aço representa 13% do peso contra 87% do peso do produto que elas embalam.

Quanto aos materiais usados, o papelão das caixinhas é 70% constituído de papel, que é um material reciclável e cuja origem pode ser certificada. Um defeito para esse tipo de embalagem deriva do método usado para a sua reciclagem, feita apenas com maquinaria específica e pouco difusa. Já as latinhas são muito mais facilmente recicláveis. Se recicladas bem, as embalagens Tetra Pak tendem a ser mais ecológicas até mesmo que as embalagens de vidro.

Sabendo que no Brasil, recolhemos latinhas para reciclagem, fica evidente que vale a pena preferir este material. No entanto, a melhor escolha para quem quer fazer bem à Terra, continua sendo evitar, o quanto possível, de comprar alimentos industrializados, reduzindo o uso das embalagens.

Na prática do dia a dia porém, se tiver mesmo que comprar um alimento embalado em caixinhas, prefira confecções do tamanho família, evitando aquelas do tipo dose única, ou seja, é melhor uma caixa de suco de 500ml do que 3 caixinhas de suco de 120ml cada. Além disso, prefira comprar alimentos a granel e dos produtores mais perto de sua casa.

Fica a dica 🙂

Leia também:

5 alternativas ao filme PVC para conservar alimentos

Embalagens de alimentos e bebidas: qual é o material mais seguro?

5 motivos para não comprar saladas embaladas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...