Rotulagem de transgênicos - uma luta contínua!

  • atualizado: 
Rotulagem de transgênicos

Uma vez mais é preciso que você se mobilize para que a rotulagem de alimentos transgênicos não desapareça confundindo o povo em prol das multinacionais.

O Idec - Instituto de defesa do consumidor, uma vez mais alerta e mobiliza (Campanha) pois a rotulagem de alimentos transgênicos está ameaçada e nós, consumidores, temos todo o direito de saber o que estamos ingerindo, certo?

Projeto de Lei Heinze - cuidado!

“Atualmente, é obrigatória a rotulagem de produtos que possuam em sua composição organismos Transgênicos (ou Organismos Geneticamente Modificados - OGMs), com a utilização do símbolo T e alguns detalhes técnicos. Essa obrigatoriedade independe da quantidade de Transgênicos no produto. Mas isso pode mudar. Para pior.

Um Projeto de Lei a ser votado no Congresso Nacional, conhecido como “PL Heinze”, pretende mudar essa lei para que sejam rotulados como Transgênicos apenas alimentos que contenham 1% ou mais de Transgênicos em sua composição. E mais: essa presença terá que ser comprovadamente detectada por meio de análise em laboratório.

O problema é que já é sabido que DNAs transgênicos não são detectáveis em alimentos processados e ultraprocessados. Ou seja, a rotulagem passa a depender de um teste que, sabidamente, não identifica o que deveria identificar em muitos dos produtos que levam Transgênicos”.

Os trê parágrafos acima, que copiei do texto de alerta do Idec deixam bem claro os riscos desta nova tentativa das multinacionais em alterarem parâmetros “permitidos” de transgenia - e você, consumidor, vai consumir gato por lebre sem sequer saber.

“Livre de Transgênicos”

Produto realmente “livre de transgênicos” é aquele que não tem nada, nadica de nada de transgênico, certo? Nem o tal do menos 1% que a bancada ruralista, e não só, quer fazer aprovar.

“T” - o T tem de continuar expresso em letra grande

O novo PL, o tal do Heinze quer reduzir, ao máximo a visibilidade do T que avisa sobre conteúdo transgênico para que menos pessoas consigam descobrir onde ele está - jogada clássica de marketing “sem vergonha” que usa e abusa de propaganda enganosa.

Como defender a rotulagem transgênica?

O Idec pede nosso apoio, nessa luta que já leva 15 anos, e o jeito de apoiar, agora, é preenchendo e assinando o formulário que está na página deles, AQUI.

Todo apoio é importante! Assine e divulgue!

15 anos de luta

rotulagem de transgênicos

Foto

Leia mais sobre a questão dos transgênicos:

setaMAÇÃ TRANSGÊNICA CHEGA AOS EUA. ELA NÃO SE ESCURECE!

setaPOR QUE DIZEM SIM AOS TRANSGÊNICOS?

setaTODO O MAL QUE O MILHO TRANSGÊNICO PODE FAZER À NOSSA SAÚDE