Como plantar abóbora em vaso


Aprender a como plantar abóbora em vaso é algo bastante simples e que bastante gente procura, devido à grande variedade de utilizações que este legume pode ter. Existem muitas espécies diferentes de abóbora no mundo, mas a verdade é que praticamente todas elas são deliciosas.

Vamos ensinar a plantar neste artigo qualquer espécie de abóbora, mas queremos chamar a atenção pois em alguns casos você vai precisar fazer uma muda, isto porque elas podem atingir proporções demasiado grandes.

Se você é um agricultor inexperiente não se preocupe, vamos lhe passar todos os detalhes, desde a preparação das sementes até à sua colheita. Basta ler todo o nosso artigo.

Este artigo vai estar dividido em 4 partes, em cada uma delas a gente explica um processo de plantio e assim torna-se mais fácil para conseguir seguir todo o artigo.

Passo 1: Arranjar a semente

semente-de-aboboraSementes de abóbora

Este é sem dúvida um dos passos mais importantes para começar a plantar abóbora em vaso.

Você pode simplesmente comprar um pacote de sementes de abóbora num mercado perto de você ou pode retirar as sementes de outra abóbora.

Caso opte por retirar as sementes de outra abóbora tenha atenção para apenas o fazer quando a abóbora estiver com a rama seca e após as retirar terá de ter ainda o cuidado de as deixar secar à sombra durante 5 a 10 dias, tal como acontece com a semente de manga.

Não pode simplesmente retirar as sementes e plantar elas, assim não vai dar resultado. Primeiro precisa colocá-las a secar à sombra, só assim conseguirá uma plantação de sucesso.

Agora que já tem as sementes pode avançar para o próximo passo!

Passo 2: Preparar o vaso e o solo

Em primeiro lugar você precisa de um vaso com buracos.

Recomendamos que o vaso tenha pelo menos 15 litros de capacidade, caso tenha menos será provável que você não consiga o desenvolvimento total da abóbora antes de realizar a muda.

Agora que já tem o vaso podemos começar a preparar o solo dele, este processo assemelhasse ao do tomate em vaso.

Para começar coloque uma camada de drenagem no fundo do vaso.

Essa drenagem pode ser feita com argila expandida ou pedrisco. A argila expandida fica mais leve.

Em cima dessa camada de drenagem (que deve ter cerca de 3 cm) você deve colocar uma pequena camada de areia, também com aproximadamente 3 cm).

Após ter completado essas duas camadas pode encher o resto do vaso com terra vegetal, se preferir pode adicionar um pouco de fertilizante para melhorar e aumentar a quantidade de nutrientes presentes no solo e ainda um pouco de areia.

Recomendamos que utilize 10% de fertilizante, 50% de terra vegetal e 40% de areia.

Após ter o terreno todo preparado pode avançar para o plantio da abóbora.

Passo 3: Plantio

Chegamos à parte mais emocionante de como plantar abóbora, o seu verdadeiro plantio!

Agora que já tem o solo preparado basta começar a plantar as sementes de abóbora.

Em primeiro lugar quero avisar que você deve plantar 2 sementes de abóbora uma ao lado da outra, isto porque elas dependem da polinização para um melhor desenvolvimento da planta.

Quantos mais pés de abóbora estiverem por perto mais a polinização cruzada vai acontecer e isso irá gerar ainda mais abóboras em seus pés.

Para começar faça um buraco na terra, bem no meio do vaso, e coloque as sementes de abóbora lá dentro.

Caso sejam as sementes retiradas de uma abóbora faça dois buracos, um ao lado do outro, e coloque uma semente em cada buraco.

Após isso pode simplesmente tapar novamente o buraco com terra.

Caso seja uma muda é a mesma coisa, basta abrir um buraco, colocar lá a muda e simplesmente cobrir toda a sua raiz com terra.

Na verdade, é bastante fácil e rápido.

Passo 4: Colheita

Tal como dissemos acima você precisa arranjar um vaso suficientemente grande para colocar as sementes da abóbora, caso contrário precisa fazer a muda.

Caso o seu vaso tenha menos de 15 litros tem de fazer a muda da abóbora em torno dos 30 a 45 dias.

Caso tenha o vaso com as medidas adequadas pode simplesmente esperar o seu desenvolvimento.

A colheita é a melhor parte de todo este processo de plantio.

Uma das partes mais interessantes é quando as abóboras começam dando a flor e depois as abóboras, essa fase acontece logo após 50 a 70 dias do plantio.

Quanto à colheita da abóbora já totalmente desenvolvida pode ser feita entre 90 a 140 dias.

Caso você tenha optado por utilizar mudas de abóbora já desenvolvidas esses prazos serão ligeiramente mais curtos em alguns dias, mas caso você tenha usado sementes utilize esses prazos como tempo de referência.

A colheita da abóbora apenas pode ser feita quando o talo do vegetal ficar seco e amarelado, caso contrário ainda estará colhendo ela verde e está impedindo que se forme um vegetal maior e ainda mais saudável.

Uma pequena dica que gostamos de dar a todos os nossos leitores é para colher as abóboras plantadas em vaso com o talo comprido, isso porque quando se colhem as abóboras com o talo curto elas vão ter tendência a se estragar muito mais rapidamente.

Quanto mais comprido for o talo mais tempo elas se aguentam sem se estragar.

Esperamos que tenha aprendido a forma correta de como plantar abóbora em vaso.

Muito boa sorte no seu plantio!

Você gosta de plantar? Veja mais dicas aqui:

COMO PLANTAR UVA EM VASO

COMO PLANTAR MORANGO

COMO PLANTAR BATATA-DOCE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Jonas melo
    Publicado em 07/02/2021 às 9:45 pm [+]

    Muito interessante , um valor imensamente fiquei sabendo de muita coisa


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...