Como cultivar limão no vaso

Como cultivar limão no vaso

Quer cultivar limão em casa? Se você tem um jardim, uma varanda ou um terraço, você poderia tentar cultivar essa delícia cítrica. A satisfação será garantida na hora de fazer a caipirinha e, melhor ainda, para temperar a salada, uma vez que os frutos serão sempre frescos e saborosos.

Plantando as sementes

Você pode optar por enterrar as sementes em um canteiro ou em um vaso grande, fazendo um bom esquema de drenagem e depois preenchendo-o com terra terra adubada de composteira. A temperatura ideal para a germinação é de cerca de 15 graus. Assim, o período indicado para semear é o inverno.

Para conseguir as semente é simples: ou você as compra em lojas especializadas ou você pode tentar fazê-las em casa, muito tranquilamente. Corte o limão (de preferência orgânico) e retire suas sementes. Lave-as muito bem, tirando qualquer resíduo da fruta e deixe-as de molho em um copo d'água, descartando tudo que flutuar no copo. Depois seque-as e guarde-as em um envelope para usá-las quando quiser, também é uma ótima dica para presentear quem gosta de jardinagem.

limoni_vaso

Com as sementes na mão

O período de germinação pode se prolongar por 4 a 6 semanas ou mais, dependendo do clima e da temperatura externa. É pois, necessário ter paciência e regar o seu vaso regularmente, mantendo a superfície da terra sempre úmida. Para tanto, é aconselhável utilizar um spray.

Cultivando os limões

Durante o período de crescimento, a planta do limão deve ser regada regularmente para manter a terra sempre úmida, mas evitando a formação de água estagnada no vaso, o que poderia comprometer a força das raízes.

Como deve ser preparado o vaso

O vídeo abaixo ensina a preparar o vaso com um bom esquema de drenagem, inclusive utilizando camisetas velhas para fazer um filtro. No vídeo ele usa uma muda, se você preferir compre uma muda, mas ver a planta crescer da sementinha, embora requeira paciência, e até mesmo sorte, é muito gratificante. A receita da terra pode ser na quantidade de: 10% areia, 40% substrato e 50% de terra vegetal. Além disso, é aconselhável evitar vasos de plástico que se esquentam muito: prefira vasos de pedra ou argila.

À sua planta de limão deve ser garantida a exposição ao sol por pelo menos 6-8 horas por dia, especialmente durante a primavera.

Espere para ver a mudinha dar o ar da graça! e longa vida à ela!

Leia também:

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: 13 FORMAS DE USAR O LIMÃO PARA LIMPAR A CASA

SUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: DÁ ENERGIA, EMAGRECE E REFRESCA