Como Plantar Nectarina passo a passo. Dicas Úteis


A nectarina é um pêssego sem pelos, saboroso, de polpa fresca e que se solta facilmente do caroço, enfim, uma delícia que dá gosto de ter em casa. Bem, só que a nectarina é de clima temperado então, não é em todo lado que ela vai ficar bem mas, mesmo assim, dê uma olhada nessas dicas para se plantar um pé de nectarina no seu jardim ou quintal, ou até em vaso.

Nectarina (Prunus pérsica L. Batsch nucipersica) é planta originária da China, resultante de uma mutação de pêssego e consequente seleção humana para a obtenção de melhores resultados.

A árvore da nectarina é mais baixa do que o pessegueiro, a casca do fruto é mais fina, sem os tais pelos, o caroço é mais solto e a nectarina se adaptou bem a regiões de clima mais seco e frio, no Brasil.

Existe nectarina plantada, e produzindo, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, nas áreas mais altas e mais secas, longe da umidade e calor do litoral. Então, se você mora por esses lados, porquê não ter uma nectarina no quintal, não é?

A árvore é bonita, de folhas finas e longas. As flores, cor-de-rosa, são extremamente aromáticas. Você poderá usar folhas para chá, flores para geléia, e a fruta, bem, essa é perfeita ao natural mesmo.

COMO PLANTAR UMA NECTARINA

Compre uma muda

A melhor maneira de se ter uma nectarina no quintal é você comprar uma muda já formada – são baratas, podem ser plantadas em qualquer época do ano, já estão adaptadas à região e o crescimento da árvore é bem mais rápido do que se você plantar de semente (mas também dá, vou explicar mais abaixo).

O preparo da terra

O solo bom para a nectarina será arenoso, bem drenado e com boa profundidade (sem pedras ou qualquer coisa que impeça o crescimento das raízes.

Prepare a cova (maior do que o torrão em que a muda está).

Ao lado prepare a terra para a cova: primeiro você vai equilibrar a acidez da terra com calcário (deixe descansar 30 dias); depois acrescente adubo privilegiando os que contêm N, P e K (pode usar um composto já preparado com uma formulação de praxe para frutíferas ou usar esterco de curral curtido, rocha fosfática moída, restolho de folhagem de batata, casca de ovo moída, pó de café, enfim, elementos que acrescentem à terra os nutrientes principais).

A adubação é feita após a calagem da terra e a planta só deve ser colocada na cova, e coberta com a terra preparada, quando o processo estiver estabilizado – dependendo da temperatura demora de 15 a 30 dias essa estabilização dos nutrientes.

Área e espaço

No quintal você precisará de uma área de 14 m² para a sua árvore ficar bem à vontade.Plante-a distanciada de muros que possam impedir o crescimento dos ramos.Evite lugares sem sol e sem vento que são mais propícios ao aparecimento de fungos por excesso de umidade.

nectarina

Pragas e outros bichos

A nectarina é uma planta bastante sujeita a ataques de doenças fúngicas, insetos e outros bichos que podem estragar sua árvore. Mas, os métodos naturais de controle de pragas têm bom resultado com ela.Se não quiser usar qualquer tipo de inseticida que proteja o fruto, aconselho que embale cada um deles, desde pequenos, em um saco de papel manteiga, ou filó, que ficará com o fruto até você o colher. Essa embalagem vai impedir que moscas e mosquitos o acossem com suas larvas.

A colheita

Dois anos após o plantio sua árvore já vai dar frutos anualmente.Na região sudeste as nectarinas estão boas para colher entre agosto e novembro e, no Sul, a colheita começa em novembro e vai até fevereiro. Já imaginou? 3 meses de fruto cheiroso que você vai tirar da árvore sempre que quiser comer um?

Bom, mas e se for plantar de semente?

A nectarina assim como outras plantas da mesma família, Rosaceae, precisa de um tantão de frio para quebrar a dormência das suas sementes e brotar. Por isso não temos destas frutíferas nativas ou espontâneas aqui no Brasil – só plantadas com mudas adaptadas e que foram formadas após as sementes brotarem na geladeira.

Sim! Na geladeira, e por um bom tempo. Enfim, se você quiser fazer germinar um caroço de pêssego, maçã, ameixa ou cereja o processo é mais ou menos o mesmo. Geladeira com eles pelo tempo todo que seria um inverno com neve e eles brotarão quando acreditarem que já deu tempo para a primavera chegar, é verdade. Está no código genético das plantas que têm que sobreviver a invernos mais duros do que os que temos por aqui e chama-se “período de dormência”;

PASSO-A-PASSO PARA GERMINAR UM CAROÇO DE NECTARINA

  1. Escolha um caroço de nectarina. Prefira uma nectarina que seja produzida na sua região pois esta planta já estará adaptada aos frios e calores daí.
  2. Deixe o caroço secar, na sombra, por uns dias para facilitar sua abertura e retirada das sementes.
  3. Abra o caroço seco com cuidado para não ferir a semente que está dentro dele.
  4. Ponha as sementes em um papel umedecido, em um pote de plástico, fechado, na geladeira (não precisa congelar) e deixe por um tempo que corresponda a, pelo menos, 4 meses (ou à última geada de primavera, na Europa).
  5. Após esse prazo, deixe a semente de molho, durante uma noite, em água pura à temperatura ambiente.
  6. No dia seguinte, coloque a semente encharcada em um pote com terra úmida, tampe o pote e deixe na geladeira verificando, de tempos em tempos, para saber quando brotou a semente.
  7. Deixe o germe da nectarina por mais 1 mês na geladeira e plante-a no jardim durante o outono ou inverno.

Mas, se não tiver jardim suficiente, plante sua mudinha em um vaso grande e fundo.A nectarina de semente demora bastante para crescer como árvore e, mais ainda para dar frutos porém, enquanto cresce é uma arvoreta bonita, cheirosa, florida e dá uns chás maravilhosos.

Um dia eu conto aqui para que serve o chá das folhas da nectarina, do pessegueiro e mais um punhado de folhas gostosas.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Josenilma Pereira Santos
    Publicado em 24/01/2021 às 5:58 pm [+]

    Quanto tempo leva p dar frutos um de nectarina?


  2. Bruna
    Publicado em 25/05/2021 às 2:53 am [+]

    Eu trouxe algumas sementes uma delas germinou,faz 7 anos a árvore está bonitas e alta mas nunca fritificou, o que devo usar para que ela frutifique.


  3. Daia Florios
    Publicado em 25/05/2021 às 6:56 am [+]

    Bruna, realmente nesse período era para ter frutificado. Alguns problemas que podem estar ocorrendo são: pouco sol, solo com pouca matéria orgânica (que deveria ser colocada a cada 6 meses). O solo pode estar pobre e não colaborar para a formação das sementes. Uma abraço!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...