Como Plantar e Cuidar Seriguela em casa?


Essa fruta, a ciriguela – que muitos também chamam de seriguela ou siriguela – é nativa do continente americano em sua porção latina. Uma frutinha gostosa que abunda nas matas desde o México até o nosso Brasil. Seu nome botânico é Spondias purpurea e pertence à família Anacardiaceae portanto, uma prima do caju, Anacardium occidentale. Hoje vamos ver como se planta e como se cuida da ciriguela em um quintal, certo?

Em outro artigo já contei qual a riqueza da ciriguela, seus benefícios e usos medicinais mas, se você não o leu, siga o link que deixo a seguir, assim conhecerá melhor essa fruta deliciosa das nossas matas de cerrado.

PARA PLANTAR CIRIGUELA O QUE É QUE VOCÊ PRECISA SABER

A árvore em si

Esta árvore é nativa das regiões de cerrado, portanto, gosta de solos profundos, clima quente (tropical) e pouco úmido (não gosta da umidade sempre alta dos nossos litorais). Sendo do bioma “Cerrado”, esta é uma planta resistente a longos períodos de seca, durante os quais, a árvore perde suas folhas até que as chuvas tragam a nova vida.

Ciriguela florida

A ciriguela floresce na primavera em flores pequenas e de cores que vão do rosa, vermelho ao roxo. Sua floração é longa, vai da primavera ao verão e, como as flores são hermafroditas, usa de abelhas e outros polinizadores para conseguir a polinização cruzada.

A floração começa em setembro e vai até novembro.

Os frutos da ciriguela

A frutificação também acontece na primavera, mais para o final e, lá vai a ciriguela dando frutos bons de se comer até o final do verão.

Os frutos tem casca fina, brilhantes e podem ser alaranjados ou avermelhados. A polpa dos frutos é amarela, muito aromática e doce, suculenta e, enfim, uma delícia de se chupar, com a semente, grande como uma azeitona.

Os passarinhos adoram os frutos maduros então, se você quiser comer também, colha os seus antes de que estejam bicados, de preferência, e deixe amadurecer em casa.

A colheita vai até o final do verão, em fevereiro.

Do que gosta a ciriguela?

Esta é uma planta de sol pleno, solos profundos, pH mediano a levemente alcalino mas, se adapta bem a solos mais pobres desde que lhe seja fornecido, de tempos em tempos, os nutrientes que fazem falta, especialmente durante o primeiro ano.

Durante o primeiro ano de crescimento da sua ciriguela é importante que você forneça água, de tempos em tempos, de maneira a manter umedecido o solo em redor das raízes. Mas, tenha cuidado com o excesso pois, o encharcamento vai prejudicar as raízes da planta e propiciar o surgimento de fungos.

Ciriguela aguenta seca mas não tolera frio portanto, se a sua região tem invernos mais pesados (como os do sul brasileiro), é possível que a árvore só resista com uma proteção especial – cobertura – nos tempos de geada.

PARA PLANTAR A CIRIGUELA – SEMENTE, MUDA, ESTAQUIA

É bem difícil se conseguir uma boa muda de ciriguela por semente (mas, claro, nada te impede de tentar porém, você terá que escarificar a dita cuja para que saia da dormência) e, o mais fácil é se plantar de galho, ou seja, por estaquia, ou comprar uma muda já formada em um viveiro.

As estacas de ciriguela têm que ter entre 30 a 50 cm de comprimento, gemas reprodutivas bem formadas, ter o diâmetro mínimo de 10 cm e devem ser plantadas em ângulo (45º) na terra preparada, durante o período de chuvas.

Preparar a terra para a ciriguela

Para preparar a terra para a sua estaca, ou muda de ciriguela, você vai precisar de fazer uma cova de, no mínimo, 30 x 30 cm, distante de muros ou outras árvores e enchê-la com esterco bem curtido e uma mistura de terra e calcário. Esta terra assim preparada deverá ser deixada a repousar 30 dias antes da colocação das estacas. Você também poderá plantá-la em um vaso grande, de boca larga e profundidade não menor do que 50 cm.

O sol, a meia sombra e as outras plantas

Já disse que a ciriguela é de sol pleno mas, nada impede, no jardim da sua casa, que você a plante na meia sombra desde que o sol bata por lá durante a manhã toda. Se o clima for quente e seco, se não faltar água e também não houver excesso desta então, em 3 ou 4 anos a sua ciriguela vai começar a produzir.

CUIDADOS COM A CIRIGUELA NO JARDIM

As podas de limpeza são bem vindas – durante o outono e inverno – e, com essas você pode formar a árvore, limpando galhos secos ou que estejam doentes, dando um formato mais redondo à copa. Se quiser fazer mudas de ciriguela esta é a boa hora para se tirar as estacas (dos galhos saudáveis, claro).

Os galhos doentes deverão ser descartados fora do terreno para não contaminar outras plantas ou re-infetar a árvore principalmente em caso de que tenham lesões fúngicas. Nas podas sempre faça cortes em bisel (inclinados).

Se a árvore estiver muito folhosa, com falta de sol no miolo, faça uma “desfolha” que é retirar as folhas em excesso de alguns galhos escolhidos – essa ação vai permitir que o sol entre pela copa e também vai reduzir a perda de líquidos por transpiração foliar.

Leia mais sobre como plantar em sua casa:

COMO PLANTAR KIWI

COMO PLANTAR MAMÃO

COMO PLANTAR GENGIBRE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Waldomiro do Amaral
    Publicado em 06/01/2021 às 8:51 pm [+]

    Parabéns pelo documentário.


  2. Girlei Schneider
    Publicado em 05/03/2021 às 2:43 pm [+]

    Faltou explicar como se planta a semente.
    Falou que precisa escarficar o caroço, mas como se faz isso?


  3. Daia Florios
    Publicado em 06/03/2021 às 11:04 am [+]

    Oi Girlei, dá uma olhada nesse manual, é simples: https://www.ufjf.br/fisiologiavegetal/files/2018/07/2_3-Escarificação-de-Sementes-e-Quebra-da-Dormência.pdf


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...