Tulipa: significado das cores e guia completo para o cultivo

  • atualizado: 
Tulipa

Parece esquisito a gente falar de cultivar tulipas aqui no Brasil - afinal, tulipas são a cara da Holanda, um país frio lá para cima, não é? Claro, sim, é verdade mas, saiba que é possível cultivar tulipas aqui. De um jeito cuidadoso, meio complicado mas, saiba que o resultado até que vale bem a pena.

As técnicas evoluem com o tempo, a gente sabe. E eu tenho a certeza de que, no meu tempo de faculdade de agronomia não se falava em cultivar tulipas em país tropical ou subtropical. Tulipa precisa do frio para rebrotar na primavera - claro que isso não é um fator impossível, bastará ter uma boa geladeira disponível para acondicionar os bulbos durante o tempo necessário.

Sim, é verdade, você terá de “fingir” que o inverno da sua casa chega a temperaturas abaixo de zero, por um número certo de horas. Mas, eu vou te contar, direitinho, o que você deve fazer, mais abaixo. Agora, vamos descobrir o que é a tulipa.

Tulipas - lindas e estranhas

Você já viu tulipas, em fotos ou ao vivo, em floriculturas - talvez já se deliciou, como eu, com as fotos dos campos floridos da Holanda - um arco-íris de cores fortes e firmes em copos no topo de uma haste verde.

Existem tulipas de cores únicas, e também aquelas de tons matizados.

tulipas da holanda

foto: ideiasdefimdesemana.com

E as tulipas podem compor lindos maciços no jardim, em canteiros, ou vasos ou então, flores isoladas no meio do verde.

olhares sapo pt

foto: jardimdasideias.com.br

O que é uma tulipa, afinal?

As tulipas são plantas florais do gênero Tulipa, família das Liliaceae, prima dos lírios, alhos, agapantos, aspargos e uma enorme variedade de plantas muito bonitas que nascem de bulbos. As tulipas geram uma única flor solitária, de 6 pétalas, no alto do caule ereto. Há diversas espécies de tulipas cultivadas e híbridas, por isso a grande variedade de cores que estas flores podem apresentar.

bulbos de tulipa

foto: Bulbos de tulipa portaldeholambra.com.br

Originariamente, a tulipa é nativa dos campos da Turquia e foi levada para a Europa há muito tempo. Sua adaptação aos campos holandeses gerou novas qualidades nesta planta ornamental.

Existem tulipas silvestres como esta que surge nos campos portugueses.

tulipa sylvestris subsp. australis

foto: “Tulipa silvestris subsp australis” pt.wikipedia.org

Mas, as tulipas que você encontra para vender, como flores de corte ou bulbos em vasos, são diferentes. Aqui você poderá pesquisar uma lista de todas as que existem no mercado holandês (eles exportam os bulbos, claro).

O clima da tulipa

Tulipas gostam de clima com inverno frio, isso já sabemos. Especialmente as tulipas híbridas, que são as flores de corte que a gente mais conhece, vão precisar de um outono úmido e frio e um inverno mais frio ainda.

Cultivar tulipa no Brasil se faz como, afinal?

Para estimular os bulbos de tulipa a rebrotarem você precisará fazer o seguinte:

1. Quando comprar, ou ganhar, um vaso de tulipas, espere as flores secarem, corte flores e folhagens, retire os bulbos da terra, limpe-os com uma escovinha, embrulhe em um saco de papel (para ficarem escurinhos), e em um saco plástico (para não umedecerem) e coloque-os por 3 meses, na parte de baixo da geladeira (o outono) e depois, plante-os em um vaso e deixe o mesmo na geladeira (temperatura entre 3 e 7ºC) por mais 3 meses - esse procedimento estimulará os bulbos a rebrotarem e florirem.

Este procedimento deverá ser repetido em cada ciclo, se você quiser que suas tulipas floresçam uma vez mais.

2. Tulipas gostam de sol direto, não são flores de sombra ou meia sombra, porém não suportam as altas temperaturas do meio do dia. Então, você precisará deixá-las ao pleno sol no começo da manhã e no final da tarde, para que apanhe a quantidade de luz necessária e retirá-las do sol.

No jardim, oriente as tulipas para o sul e tenha uma proteção permanente para o sol do meio dia - dentro de casa ou na varanda, coloque os vasos de tulipas para olhando para o sul e protegidos do sol forte por beirais e paredes.

3. Para diminuir o impacto do nosso calor climático nas suas tulipas, uma alternativa é você usar gelo - sim, pedras de gelo sobre a terra do vaso de tulipas, no começo da manhã e no começo da noite.

4. Os vasos para tulipas deverão ter, no mínimo, 15 cm de largura e 25 cm de altura, preenchidos com terra orgânica, húmus de minhoca e lascas de pinus (que ajudarão a manter uma estrutura boa, umidade maior e maior ventilação interna). Em um vaso deste tamanho você poderá ter, no máximo, 5 bulbos. Não se esqueça de preparar uma boa camada de drenagem no fundo dos vasos.

5. Adube suas tulipas, assim que os botões florais brotarem nas hastes, com farinha de osso e cinza de madeira (1 colherada grande por vaso)

6. Você deverá trocar, a cada dois dias, a água dos vasos de tulipa (cortadas) e manter os vasos de cultivo sempre úmidos porém nunca encharcados (a técnica de afundar o dedo na terra é um bom medidos - a terra do vaso deverá estar úmida, manchando o dedo, a 1 cm de profundidade)

7. Tulipas são plantas que florescem na primavera após aqueles 6 meses de frio (na geladeira) de que falamos acima. Você também poderá alterar este ciclo fazendo com que seus bulbos entrem em dormência durante a época mais quente do ano (para o nosso clima) e tirando esses do gelo quando estiver entrando o nosso inverno - será mais fácil de manter as suas plantas saudáveis, com a ajuda de temperaturas mais baixas.

Tulipas são flores que podem atingir de 30 e 60 cm de altura, facilmente integráveis a um ambiente sóbrio residencial, em vasos de cristal, em ramalhetes ou conjuntos de 1 a 3 flores. Porém, estas flores lindas e vistosas não possuem aroma.

campos tulipa holanda

foto: Campos de tulipa na Holanda portaldeholambra.com.br

As tulipas brasileiras são produzidas em Holambra, SP, região que possui condições mais adequadas para a sua manutenção, com bulbos importados da Holanda. A produção de Holambra abastece todo o nosso mercado interno de flores e bulbos.

As cores das tulipas e seus significados

* Tulipa vermelha: amor verdadeiro e eterno.

* Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo.

* Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade.

* Tulipa branca: perdão.

* Tulipa laranja: vitalidade e vigor.

* Tulipa negra: elegância e sofisticação.

Claro que os significados das cores têm a ver com as tradições culturais mas, a lista acima reúne os mais comuns e amplamente divulgados.

Aliás, na Holanda, país que adotou a tulipa como flor-símbolo, esta é honrada como a “flor da sobrevivência” pois, em tempos da II Guerra Mundial, o povo holandês sobreviveu à penúria comendo tulipas e seus bulbos. Este é o maior símbolo desta flor de que falamos hoje aqui.

Propriedades medicinais das tulipas

Há poucos estudos sobre as propriedades medicinais da tulipa porém, sabe-se que esta planta, cozida, é alimentícia e fortificante, especialmente seus bulbos. Alguns antigos textos sobre uso das plantas medicinais indicam que as pétalas das tulipas são usadas como cataplasma para combater os efeitos incômodos das picadas de insetos.

Leia mais: 10 FLORES COMESTÍVEIS E DICAS ÚTEIS ANTES DE COMER

Uma nota importante

As tulipas podem ser alergênicas para pessoas e pequenos animais. Tenha cuidado ao manusear os bulbos, use luvas e se previna de ter crianças e pets longes destas flores.

A planta toda é tóxica se usada crua, portanto, só a coma após o cozimento.

Especialmente indicado para você:

seta10 PLANTAS ORNAMENTAIS - QUAIS FLORESCEM NA PRIMAVERA?

setaFLORES E BORBOLETAS - JARDIM DE PRIMAVERA E RENOVAÇÃO

setaORQUÍDEAS: COMO CUIDAR PARA MANTER A FLORAÇÃO