Como plantar cereja: por que não tem cereja no Brasil?

  • atualizado: 
árvore de cereja

Cerejeira é o nome que damos a algumas espécies do subgênero Prunus cerasus, da família Rosaceae. As cerejeiras são árvores frutíferas, de porte médio a grande, com floração exuberante que vai do branco ao rosa e originárias de climas temperados a frios. São lindíssimas mas, por enquanto, não se podem cultivar aqui no Brasil.

Por que não tem cereja no Brasil?

Acontece que a cereja que nós compramos no supermercado, que é o fruto da Prunus avium, não consegue germinar a menos que tenha, durante o ano, mais de 1000 horas de frio abaixo dos 7 graus célsius. E não é só para a germinação que a cerejeira precisa de tanto frio assim - para que o seu ciclo vegetativo seja completo, da germinação ao fruto, todos os anos esta planta precisará dessa gelada brava - pois, a cerejeira dorme no inverno, debaixo de neve, para explodir em exuberância logo que os primeiros raios de sol primaveril aparecem. É uma lindeza tanto no campo como na forma de bonsais.

Cerejas pelo mundo

Você se lembrará das lindas cerejeiras japonesas, Prunus serrulata, que florescem na primavera?
Talvez não saiba que a flor da cerejeira é chamada de sakura, que simboliza as nuvens e o efêmero da vida.
Ou, talvez nem saiba que as ginjeiras portuguesas, Prunus cerasus, são cerejas também, mais escuras e ácidas, das quais se faz o famoso licor de ginjas

Mas, talvez você nem saiba que algumas árvores nativas brasileiras também são chamadas de cerejeiras, do mato, claro.

cereja floracao branco

No Chile, Argentina, Canadá e toda a Europa - há cereja de montão

Mas, se por acaso você não mora no Brasil, quente e úmido, sem frios extremos, você poderá sim cultivar a sua cerejeira no quintal.

Cuidados com uma cerejeira

O mais adequado é que você compre uma muda já formada ou uma planta jovem que já poderá ter uns 2 metros de altura. Abra uma cova no jardim, fora do caminho predominante dos ventos, para não perder flores na florada de primavera.

Instale sua muda ou arvoreta, na cova, preencha o espaço do buraco com terra adubada com composto ou estrume bem curtido e fixe bem a planta. Se for necessário, ponha um tutor ao lado, para a planta ficar reta até que se enraíze bem.

Não regue demais sua cerejeira mas, adube uma vez ao ano, com tudo o que tem direito - as frutíferas requerem de suplementos orgânicos que lhes ofereçam nitrogênio, fósforo e potássio em quantidades adequadas. Para adubar, coloque a mistura escolhida em pequenos buracos, ao redor da planta, cubra-os com terra e regue abundantemente por cima.
Será preciso podar, anualmente, a árvore, o que deverá ser feito após a colheita dos frutos.

Outros usos da cerejeira

As folhas da cerejeira também são alimentícias, assim como o fruto. Esta planta é considerada medicinal em diversos países. Sua madeira é muito usada na fabricação de móveis.

Especialmente indicado para você:

CEREJA: TODOS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

CULTIVE SUAS PLANTAS! EM VASOS, CANTEIROS, PENDURADAS OU NO CHÃO - 10 DICAS

ÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!