Prímula: veja como cuidar e cultivar esta bela flor!


As prímulas são flores de porte baixo (15 cm até 30 cm), de pétalas suaves e uma grande variedade de cores. Estas plantas são originárias da Ásia e China, de regiões subtropicais, clima ameno e meia-sombra mas, também podem ser cultivadas em temperaturas mais elevadas.

A prímula é uma planta que produz flor anualmente, dependendo das temperaturas mas, não suporta algumas coisas como sol direto, encharcamento, ar condicionado e geadas. Estas flores são ideais para se ter em vasos ou jardineiras, em cantos sombreados e frescos da sua varanda.

Um cuidado é preciso ter ao cultivar prímulas – essa planta tem pelinhos que podem produzir urticárias em pessoas sensíveis. É recomendado o uso de luvas para manipulá-las.

Faça a sementeira de prímulas

Adquira sementes de prímulas de cores variadas e semeie-as em uma bandeja de sementeira, ao final do outono.

A terra boa para as prímulas

A prímula gosta de terra leve e com boa drenagem. Você deverá manter a terra sempre úmida mas, não encharcada.

Faça adubação orgânica

Antes de semear suas prímulas adube bem a terra e garanta a sua boa drenagem com um acréscimo de areia média, bem misturada. Faça furos nos vasos de reprodução e nos vasos definitivos.

O transplante das prímulas

Quando as plantinhas estiverem com 10 cm, transplante-as para os vasos definitivos onde a terra já foi preparada para as receber.

primula 2

Cuidados com as prímulas

Manter a terra úmida, cuidar dos ventos e dos raios de sol fazem parte dos cuidados básicos para se manter a prímula saudável. Mas, para que esta planta sempre dê flor, o que acontece no final do inverno, mantenha a terra adubada – você pode usar um dos adubos líquidos de que já falamos (bater restos de vegetais e frutas, em água, coar e regar com eles os vasos). E quando a sua prímula tiver alguma flor que está secando, corte-a.

Veja aqui algumas especificações e variedades de prímulas, e cuidados que você poderá ter. Aqui neste site você poderá ver a diversidade de flores e cores das prímulas – de pétalas lisas ou recortadas, de cor uniforme ou mesclada, lindas.

Especialmente indicado para você:

COMO PLANTAR AMOR-PERFEITO: 5 PASSOS ESSENCIAIS PARA UMA FLOR PERFEITA

10 PLANTAS ORNAMENTAIS – QUAIS FLORESCEM NA PRIMAVERA?

ÓLEO DE PRÍMULA: 5 BENEFÍCIOS, USOS E EFEITOS COLATERAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Abzague Oliveira Cavalcante
    Publicado em 19/12/2020 às 3:09 pm [+]

    Boa tarde!! Eu comprei a flor prímula e depois ela muchou o que eu faço?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...