Babosa – como plantar e MANTER em casa. 8 dicas


A babosa, Aloe vera, é uma planta suculenta nativa de regiões áridas mediterrânicas, da família das Liliaceae. Você pode ter uma babosa dentro de casa, ou em regiões mais frias, desde que crie um ambiente propício de luz e umidade para a planta.

Bom, existe uma infinidade de babosas pelo mundo a fora mas, a que é reconhecida como medicinal é a Aloe vera. Isso não quer dizer que outras babosas não tenham propriedades semelhantes porém, não existem estudos tão aprofundados sobre elas.

Para você ter uma babosa Aloe vera em vaso, em sua casa, siga alguns passos básicos de manutenção e propagação da planta.

círculo verde 1. A terra boa para a babosa, e para qualquer outra planta suculenta, deverá ser bem drenada, com pouca argila para que não se compacte afogando a raiz da planta. O ideal é uma mistura de 50% de areia média (de rio, lavada) e 50% de terra orgânica adubada com composto.

círculo verde 2. O vaso deve ser amplo pois o enraizamento da babosa, apesar de superficial, é extenso e precisa de espaço para crescer. Mas, para produzir mudas de uma suculenta, nada como mantê-la em um vaso mais apertado – aí a planta, para sobreviver, gerará filhotes que você deverá retirar e plantar em um vaso mais amplo.

círculo verde 3. Suculenta não gosta de encharcamento no solo, por isso é que usamos areia média (ou até podemos usar areia de granulação grossa). Tenha certeza de que o seu vaso para a babosa não vai reter água o interior, isso apodreceria as raízes muito rapidamente.

círculo verde 4. Quando você transplantar uma muda de babosa para um vaso novo, deixe-a sem água por uns 3 dias. Assim ela conseguirá se recuperar dos traumas do transplante, refará raízes quebradas e, se fortalecerá para um novo ciclo.

círculo verde 5. Regar babosa é fácil – uma vez por semana pulverize água pura sobre sua planta, e pronto.

círculo verde 6. Se você quer ter sua babosa dentro de casa, escolha um lugar ensolarado, a beira de uma janela que pegue, ao menos, 8 horas de luz natural por dia. Isso vale para quem mora em climas frios, europeus, já que a babosa não gosta de temperaturas abaixo de zero. Nas temperaturas geladas dos invernos (até o 0ºC) a babosa sobrevive num estado de dormência mas, congela e morre abaixo de 4ºC.

círculo verde 7. Caso sua babosa vá ficar na varanda, escolha o canto ensolarado e onde não pegue chuva direto. Acontece que, em vaso, a planta não tem tantas defesas contra a intempérie.

círculo verde 8. Quando colocar uma muda de babosa em vaso novo, cuide de que as folhas fiquem bem acima da terra pois, folha de suculenta em contato com terra apodrece. Uma boa medida é cobrir a terra com seixos (aquelas pedras roladas, melhor se forem de cor clara, que refletirá a luz do sol beneficiando a planta)

Veja, neste vídeo, algumas outras dicas para cultivar a sua babosa:

Leia mais sobre Babosa:

TUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS

BABOSA: O QUE ACONTECE AO CORPO SE BEBER UM COPO DE ALOE VERA POR DIA?

PLANTAS TÓXICAS PERIGOSAS PARA NOSSOS PET’S




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...