Como fazer produtos para a limpeza (sustentável) da casa

produtos sustentável para a limpeza da casa

Os produtos que usamos para limpeza da nossa casa, geralmente são muito poluentes e acabam sempre indo ralo abaixo até chegarem às nossas águas poluindo rios, mares e os seres aquáticos que ali vivem. Para fazermos bem à Terra (e por que não ao nosso bolso?) vamos começar a tentar deixar de lado os produtos industrializados e começar a fazermos nós mesmos a nossa casa ecolimpa :)

Aromatizador de ambientes

Que tal, em vez de comprar estes sprays de perfumes duvidosos, colocar um rechaud com óleos essenciais para aromatizar sua casa? Outra dica é usar lavanda em vez de naftalina, que pode causar vários problemas à saúde; basta trocá-la por sachês de flores de lavanda. Se você usa a naftalina para espantar baratas e traças, faça sachês com cravos da índia e coloque-os no armário. Para dar um cheirinho bom nas gavetas, não jogue fora os pedacinhos daquele sabonete especial que você comprou ou ganhou de presente. Use-os para fazer sachês e colocá-los nas gavetas. Sabe como fazer os sachês? Reutilize uma meia-calça velha. Veja aqui 10 ideias para reciclar a velha meia-calça.

Desinfetante para banheiros

Para fazê-lo, será preciso:

* 4 litros de água;

* 1 litro de álcool 70º preferencialmente;

* 1 sabão caseiro;

* Folhas de eucalipto.

Pegar o álcool e adicionar as folhas de eucalipto, que deverão ficar em repouso por 2 dias. Então, deve-se ferver a água com o sabão, até dissolver tudo. Junte as duas misturas e engarrafe. No post abaixo aprendar a fazer o sabão líquido para usar em suas recietas:

Leia também: Como fazer produtos para a limpeza (sustentável) da cozinha

Se você costuma usar muito banheiros públicos ou gosta de passar as férias em acampamentos, tenha sempre consigo um vidrinho de óleo de melaleuca, que entre outras características, é um desinfetante natural fantástico.

Leia também: Óleo de Melaleuca: suas mil utilidades, propriedades e como comprá-lo

Limpador para banheiros

* Suco de limão ou sumo da fruta;

* 1 xícara de bicarbonato de sódio;

* 1 xícara de sabão líquido.

Basta misturar todos os ingredientes, colocando-os em um recipiente com bocal, para borrifar. Pode ser aplicado em todos os locais de um banheiro. Caso a mistura fique muito grossa, basta adicionar água até chegar à consistência ideal para você. No caso de vasos sanitários, basta borrifar e deixar em descanso por 10 minutos.

Se precisar limpar manchas de metal, basta cortar uma metade de limão, jogar sal grosso e esfregar sobre a mesma. Lembre-se de usar água morna para limpar. A validade para os produtos que levarem limão é de 7 dias.

Limpa-vidros

Uma mistura de limão ou vinagre e água, além de limpa-vidros retira a gordura:

* 2 xícaras de água;

* ¼ de xícara de vinagre ou então 1 colher de sopa com sumo de limão.

Basta por em um frasco, com bocal para borrifar, e aplicar em vidros ou espelhos. Folhas de jornal velhas poderão servir para espalhar o produto.

Desinfetante limpador para o chão

* ¼ de xícara de vinagre de vinho branco;

* 1 colher de chá de suco de limão, para aromatizar;

* 4,5 litros de água morna.

Basta misturar tudo em um balde grande. Ao final, para não deixar o esfregão com mau cheiro ou bolor, deve-se jogar bicarbonato de sódio sobre ele, e deixar por 5 minutos. Após isso, retirar com água morna.

Lustra-móveis

* ½ xícara de óleo vegetal;

* 3 colheres de suco de limão – ou ¼ de suco industrializado.

Frascos de vidro ou plástico deverão servir de misturadores e frascos para guardar. Para limpar tudo, basta utilizar camisas velhas ou meias. Não precisa comprar panos para essa finalidade.

A opção número 2 para dar brilho aos móveis vem de um ingrediente muito especial. Você sabia que a cerveja é um ótimo lustra-móveis?

Leia também:

Cerveja: 10 maneiras para utilizá-la de um jeito que você nunca pensou antes

Esperamos que nossas novas sugestões façam com que você tenha muitas opções para limpar sua casa com facilidade e preservando o meio ambiente!

Fonte foto: freeimages.com