Pãodemia: o pão caseiro é a bola da vez na quarentena


O isolamento social, a quarentena, o medo de contrair a Covid-19 fizeram com que muitas pessoas evitassem ao máximo ir a lugares aglomerados, como formas de prevenção.

Pãozinho quente da padaria todo dia de manhã? Melhor não.

Muita gente está fazendo pão em casa, prova disso é o aumento expressivo de buscas no Google sobre receitas de pão caseiro e até chegou a faltar fermento biológico nos mercados.

Quem não gosta de um pão quentinho, cheiroso, fofinho e bem caseiro?

Opções não faltam. O clássico pão caseiro, de fermentação natural, o pão de minuto, pão doce, recheado, de legumes, vegano… quer aprender?

Para quem já sabe, poderá descobrir algo novo e para os iniciantes, com certeza abrirá novas e muitas possibilidades.

As receitas que trouxemos mostram versões variadas de pães, mas todas focadas na massa porque, ao dominar a base, as possibilidades se abrem.

Por exemplo, para os iniciantes, o ideal é se familiarizar com a farinha, textura da massa, formas de sova, tempo de fermentação, pão é aprendizado e conhecimento.

Depois que algumas técnicas forem dominadas, qualquer massa pode se transformar num pão especial, recheado, com cobertura, doce, salgado, com mix de farinha, mix de sementes, enfim, o céu será o limite.

Receitas para fazer pão caseiro

A primeira coisa que você precisa saber sobre o pão caseiro é que mesmo que as receitas sejam variadas, a base dele é farinha, fermento, água e sal.

Porém, para ele ficar macio, fofinho e mais saboroso, a versão pode variar com o acréscimo de ovos, óleo, leite e açúcar.

Então, leve em conta, sempre que optar por uma receita de pão caseiro, que mesmo que entre os ingredientes estejam leite, ou ovos, ainda que você não os utilize, ou substitua o leite por água, por exemplo, você conseguirá executar a receita e fazer um pão.

Outra variação que pode ocorrer nesse tipo de pão é o fermento, que pode ser biológico seco ou fresco ou natural.

Mas vamos às receitas.

Pão caseiro clássico – fermento biológico seco

Essa receita utiliza nos ingredientes 3 ovos, margarina, leite, além da farinha, fermento, açúcar e sal. Lembre-se, se você quiser, pode substituir a margarina por manteiga, óleo, qualquer gordura da sua preferência, o leite pode ser substituído por água, e se você quiser, pode diminuir a quantidade de ovos, podendo ser dois, um ou até nenhum.

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa cheia de margarina
  • 10 gramas de fermento biológico seco para pão
  • 4 colheres de sopa (rasa) de açúcar
  • 4 colheres de cafezinho (rasa) de sal
  • 400 ml de leite morno

Modo de fazer

Coloque a farinha numa bacia, abra um buraco no meio, coloque os ovos, a fermento, a margarina, o açúcar e o sal e comece a mexer, juntando o leite aos poucos.

Depois que tudo estiver incorporado, sove bem a massa até ficar lisinha. Coloque numa bacia e cubra com plástico filme e leve num lugar escuro, por exemplo, dentro do forno ou armário. Você pode deixar na geladeira por 24 horas.

A fermentação será mais lenta e o pão ficará mais saboroso. Se resolver deixar fora da geladeira, normalmente em uma hora a massa terá dobrado de tamanho. Quando isso acontecer, volte a massa na bancada e abra com um rolo, enrole e deixe crescer até dobrar de tamanho novamente, quando isso acontecer, leve ao forno a 180º  até ficar bem moreninho.

Pão caseiro sem leite

Essa versão, por exemplo, não leva leite nem margarina, é feita com água e óleo e leva apenas um ovo.

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 70 ml de óleo
  • 15 gramas de fermento biológico seco para pão
  • 180g de açúcar
  • 10g de sal
  • 2 colheres de leite em pó
  • 480 ml de água

Modo de fazer

À parte, misture o restante da água com o fermento e misture bem. Numa bacia, coloque o açúcar, o sal, o óleo, o ovo, parte da água e o leite em pó. Misture tudo. Depois acrescente a farinha, misture e acrescente o restante da água com o fermento. Depois que tudo estiver incorporado, sove bem a massa até ficar lisinha. Divida a massa em cinco pedaços, modelo os pães e deixe crescer. Depois que dobrar de tamanho, pode levar ao forno a 180º até ficar bem moreninho.

Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Pão caseiro vegano e econômico para iniciantes

Esse pão é econômico porque leva somente 4 ingredientes. Farinha, água, fermento biológico seco e sal. É para iniciantes, porque é bem detalhada e para veganos, porque não leva nenhum produto de origem animal.

Ingredientes

  • 360g de farinha de trigo
  • 4g de fermento biológico seco
  • 7g de sal
  • 1 xícara de de água (230 ml)

Modo de fazer

Em uma tigela grande, acrescente a farinha, o fermento e o sal. Misture bem e faça um buraco no meio e vai acrescentado a água. Sove um pouco. Finalize fazendo uma bolinha e deixe descansar por cinco minutos até retornar a sovar por 10 minutos. Após, faça uma bolinha e deixe crescer cobrindo com um pano, até dobrar de tamanho. Volte à bancada e modelo o pão. Deixe crescer novamente, até dobrar de tamanho. Aí estará pronto para ir ao forno. Faça um corte em cima do pão. Asse em forno a 200º até ficar douradinho.

Dica: borrife água no forno antes de colocar o pão para assar para gerar vapor. Ele trará umidade ao seu pão.

Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Pão caseiro clássico – fermento biológico fresco

Nessa versão, como em qualquer pão caseiro, a base é farinha, água, sal e fermento. Mas para ele ficar bem macio e fofinho, acrescenta-se algum tipo de gordura, leite e ovos. A novidade nessa receita é o fermento. Ao invés de utilizar o fermento biológico seco, substitua pelo fermento biológico fresco, aquele que tem que ser conservado gelado, normalmente vendido por gramas nas padarias, ou em tabletes nos mercados.

Ingredientes

  • 55gr de fermento biológico fresco
  • 2colheres (sopa)de açúcar
  • 1 colher (sopa)de sal
  • 3/4 de xícara de óleo
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 xícara de água morna
  • 3 ovos
  • +ou- 1kilo de farinha de trigo

Modo de fazer

Primeiro comece preparando o fermento biológico fresco. Coloque numa vasilha o fermento biológico com o açúcar e misture bem, até o fermento dissolver por completo, ficará líquido. No liquidificador, coloque o óleo, a água morna, o leite morno, os ovos e o sal, bata por 30 segundos. Junte à tigela com o fermento. Depois, acrescente a farinha, misture bem e comece a sovar por 10 minutos. Deixe no formato de bola, e deixe crescer até dobrar de tamanho. Depois divida a massa, modele e deixe crescer novamente para levar ao forno a 200º graus, até ficar dourado.

Pão caseiro de fermentação natural

Esse pão é muito saudável e requer paciência e tempo em seu preparo.

Os pães de fermentação natural requerem várias horas porque o fermento, um ser vivo, precisa de tempo para se desenvolver. Porém as horas de espera valem a pena. Se pensarmos em época de isolamento, é um excelente passa tempo e uma ótima opção de lanche para sua família. Somente nesse processo, você poderá garantir um pão com aquela casca grossa e super aerado por dentro, com aqueles buraquinhos e um sabor levemente azedo.

Fermento natural

Para esse pão, primeiro você deverá preparar o seu próprio fermento natural.

Para fazer o fermento natural, são necessárias apenas água e farinha. Para fazê-lo, é necessário misturar esses dois ingredientes, deixar a natureza agir e também dar uma forcinha: é preciso adicionar farinha e água todos os dias durante 5 a 10 dias.

Receita

  1. Num pote de vidro, coloque 2 colheres (sopa) de água (20 g), 3 colheres (sopa) de farinha (20 g) e misture por cerca de 5 minutos.
  2. Cubra o pote com um pano limpo e deixe-o descansar por 24 horas em um lugar em que não bata sol.
  3. Depois, coloque mais 2 colheres (sopa) de água, 3 colheres (sopa) de farinha no pote e misture bastante. Cubra com o mesmo pano e deixe por mais 24 horas.
  4. Faça o mesmo processo por 4 a 6 dias, acrescentando as mesmas quantidades de água e farinha ao pote. Vão começar a aparecer bolhas na mistura: é o que queremos! Quando isso acontecer, feche o pote com uma tampa e coloque-o na geladeira.

A seguir, duas receitas de fermento natural para você aprender.

Receita do pão de fermentação natural

Para a massa

  • 150g de fermento natural
  • 350 ml de água 400g de farinha branca
  • 100g farinha integral
  • 10 gramas de sal marinho
  • 50g de farinha de arroz

Modo de Preparo

Para a massa: misture as farinhas em uma tigela. Dilua o sal na água e despeje sobre as farinhas. Misture com uma colher até formar uma bola. Deixe descansar 20 minutos. Agregue os 150g de fermento natural e misture bem com as mãos, até que a massa fique homogênea. Deixe descansar 30 minutos. Dobre as 4 pontas da massa em direção ao centro. Deixe descansar 30 minutos. Repita esse processo por mais 4 vezes, a cada 30 minutos. Após a quinta dobra, polvilhe farinha numa superfície lisa, coloque a massa sobre a bancada e trabalhe rodando a massa com a ajuda de um raspador. Modele o pão deixando todas as pontas de um lado só, de maneira que o outro lado fique bem liso.

Espalhe farinha de arroz por cima da massa e coloque na cesta, deixando a parte lisa virada para baixo.

Deixe a massa descansar por 4h em temperatura ambiente ou de 8h a 12h na geladeira.

Prepare para assar: Pré-aqueça o forno a 250 graus por 30 min com uma panela de ferro vazia dentro dele. Transfira a massa para a panela e faça um corte com a faca. Tampe e leve ao forno por 40 min. Se o pão ainda não estiver douradinho, volte a panela, destampada, ao forno até ficar com uma cor bonita. Deixe o pão esfriar em uma grade por 1 hora antes de cortar.

O vídeo da Bela Gil para seguir o seu passo a passo:

Pão de minuto rápido com fermento em pó para bolos

O legal desse pão é que não precisa aguardar ele crescer como as receitas anteriores de pães de fermentação comum. Nessa versão, é utilizado o fermento comum para bolos, facilitando muito para as pessoas que não têm muito tempo ou que estão com pressa e também que querem utilizar os ingredientes que normalmente temos em casa.

Ingredientes

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 ovo inteiro
  • 1 gema para pincelar
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de leite temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 fio de óleo para misturar com a gema para pincelar.

Tamanho da xícara utilizada para medida: 240ml

Modo de fazer

Numa bacia, junte a farinha, o sal, o fermento e o açúcar, misture todos os ingredientes secos, aí junte a manteiga, o ovo levemente batido e o leite, aos poucos. Misture bem e sove um pouco com as mãos. Faça uma bola e deixe descansar por 10 minutos. Depois modelo seus pãezinhos e leve ao forno por 20 minutos no forno a 180º graus.

Veja o vídeo desta receita:

Pão de batata

Esse pão é maravilhoso. Fofinho, macio e nutritivo. E quer saber o melhor, você pode substituir a batata por cenoura, beterraba, batata doce, mandioquinha ou batata baroa, cará, mandioca.

Ingredientes

  • 700 g de farinha de trigo
  • meia xícara de leite (100 ml)
  • 1 colher e meia de sopa (15g) de fermento biológico ou 80 g de fermento fresco de padaria
  • 2 colheres de sopa de açúcar (45 g)
  • 1 colher de sal (10 g)
  • 2 ovos
  • 2 batatas inglesa grandes (380 g )
  • 2 colheres de sopa de óleo (30 ml)
  • 2 colheres de sopa de manteiga (60 g) 1 gema mais 3 colheres de leite para pincelar

Modo de fazer

Misture os ingredientes secos e depois junte os ingredientes líquidos. Misture tudo e sove bem. Quando a massa estiver bem lisa, faça uma bola e deixe descansar até dobrar de tamanho. Faça bolinhas, deixe crescer novamente e leve ao forno a 180º graus, até ficarem dourados.

Veja o vídeo desta receita:

Escolha a tua receita (ou as tuas receitas) e entre você também nesta pãodemia. Bom apetite!

Talvez te interesse ler também:

Petisco de quiabo: sem baba, fácil e saboroso. Experimente essa receita!

Pão de tapioca superfácil: uma receita saudável e deliciosa com só 4 ingredientes

Como fazer em casa um delicioso Leite Condensado de Coco




Juliane Isler

Juliane Isler, advogada, especialista em Gestão Ambiental, palestrante e atuante na Defesa dos Direitos da Mulher.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...