Pasta de dente feita em casa - 9 receitas para sua saúde

creme-dental

Sim, você pode fazer sua pasta de dente em casa, e é bem fácil.  São receitas fáceis e baratas, que farão muito melhor para seus dentes do que as pastas de dentes industrializadas.

E não dão trabalho de se fazer. Veja aqui neste artigo algumas das receitas que se usam pelo mundo à fora.

 Para fazer pasta de dentes em casa você vai precisar de alguns que se compram em farmácia, fitoterapias ou no mercado mesmo. Basicamente, você usará bicarbonato de sódio, argila verde, argila branca, sal refinado, gel de aloe, algumas ervas ou frutas, óleos naturais e óleos essenciais.

Com essas receitas você poderá fazer a pasta de dentes de que mais gosta, muito barata e ecológica pois não usará micro-pellets de plástico, que são altamente poluidores dos mares e que, por serem engolidos pelos peixes, entram na cadeia alimentar humana provocando vários danos à nossa saúde.

Leia mais: setaMICROPLÁSTICOS EM ESFOLIANTES E PASTAS DE DENTES AMEAÇAM O MEIO AMBIENTE

Algumas receitas de pasta de dente, creme dental e creme branqueador

Você pode preparar sua pasta de dentes como creme, ou deixá-la em pó, se preferir, veja como:

1) Pasta de dente com argila verde

Bata no liquidificador ½ colher de chá de argila verde, 2 colheres de sopa de folhas de sálvia secas, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Você pode incrementar sua pasta de dentes com 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou limão.

2) Pasta de dentes de argila branca

Você vai precisar misturar 1 parte de argila branca (por exemplo, 1 colher de sopa), 2 partes de água, 1 parte de glicerina e 2 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture até conseguir uma pasta macia e use, normalmente, para escovar seus dentes.

Leia também: setaARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

3) Sal dentifrício

Aqui está um creme dental que ajudará você a manter seus dentes mais brancos. Mas, você só o deve usar uma a duas vezes por semana, para não prejudicar o esmalte dentário. Também é muito útil para desinfectar as gengivas e remover a placa bacteriana. Faça assim: misture 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Guarde em um pote de vidro, com tampa. Polvilhe o creme dental na escova de dentes já umedecida e use para limpar os seus dentes, normalmente.

4) Creme dental de babosa (aloe)

Para preparar este creme dental você precisa de apenas 3 ingredientes: gel de aloe, giz e óleo essencial de hortelã-pimenta, produtos que você pode comprar em qualquer farmácia de fitoterapia. Misture 4 colheres de sopa do gel de aloe com 1 colher de chá de giz e 4 gotas de óleo essencial de hortelã. Mantenha a pasta de dentes em um frasco de vidro hermeticamente fechado, na geladeira.

Leia também: setaTUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS

4) Pasta de dentes com água oxigenada

Você pode usar água oxigenada para ajudar o clareamento do esmalte dentário e a desinfeção de sua cavidade bucal. Use uma vez por semana. Misture 2 colheres de chá de água oxigenada a 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio, até formar uma pasta homogênea. Você poderá adicionar uma gota de óleo essencial de hortelã.

Leia também: setaÁGUA OXIGENADA: O QUE É, DIVERSOS USOS E COMO FUNCIONA

5) Creme dental de bicarbonato de sódio

Este é um remédio muito simples, para usar como uma pasta dentífrica branqueadora, uma vez por semana. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, mexa e deixe sua escova de dentes na solução por um tempo e em seguida, escove seus dentes.

Leia também: setaBICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

6) Óleo de Tea Tree ou Melaleuca

O óleo essencial de Tea Tree é um agente antibacteriano e um desinfetante natural. Você vai ter que misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de chá de argila branca e adicionar 4 ou 5 gotas de óleo essencial de Tea tree. Ele pode ser mantido em um frasco de vidro, fechado, à temperatura ambiente.

Leia também: setaÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO

7) Óleo de coco

Misture 2 colheres de sopa de óleo de coco, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo essencial de hortelã, 1 pitada de pó de estévia (melhor usar as folhas de stevia seca e pulverizada). Use uma 1 colher de chá para aplicá-lo sobre a escova sem contaminar o resto do vidro, porque o óleo de coco pode ficar rançoso. Aconselho a guardar na geladeira.

Leia também: setaÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS 

8) O óleo de neem

Para preparar este creme dental você terá que misturar a 1 xícara de óleo de coco, ¼ xícara de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo ou extrato de neem, 1 colher de chá de óleo essencial de hortelã ou canela. Se o óleo de coco estiver sólido, será bom derretê-lo em banho-maria para misturar bem os outros ingredientes.

9) Creme de branqueamento com morangos

Aqui é um remédio natural para branquear os dentes que você poderá fazer quando os morangos estão na safra. Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com uma colher de morangos esmagados e use, na mesma hora, para escovar seus dentes. Este creme não pode ser guardado.

Mas, aqui te faço um alerta para não usar clareadores dentais industriais, a não ser com indicação de seu dentista. Em geral esses procedimentos têm que ser feitos no consultório, para que não ocorra algum dano aos seus dentes como sensibilização e deterioração do esmalte. Esse problema não há com os clareadores que propomos aqui já que são muito suaves e de uso restrito, só uma a duas vezes na semana. Então, não abuse também.

Leia maissetaCLAREADORES DENTAIS: AGORA SÓ COM PRESCRIÇÃO

Se você conhecer outras receitas desse tipo, nós do GreenMe gostaríamos muito de que você nos escrevesse contando de suas experiências.
A troca de experiências é fundamental para construirmos uma vida mais saudável para todos.

Leia também:

setaCOMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

setaMICROESFERAS DE CREMES DENTAIS: DENTISTAS AMERICANOS AS ENCONTRARAM NAS GENGIVAS DE PACIENTES