Biopiscinas: Reserva de água boa em casa


Biopiscinas são piscinas que usam processos naturais para a depuração de suas águas. Assim também são biopiscinas as piscinas marítimas que usam a força das ondas para manter seu equilíbrio biológico.

Mas, também pode ser uma piscina que alie alguns processos naturais – uso de plantas aquáticas – com outros (bombas de filtragem) e todo o fundamento é para não se usar produtos químicos na desinfecção da água que se usa lá.

Em Londres, uma piscina pública é bio

Em Londres, a biopiscina pública conhecida como Of Soil and Water: The King’s Cross Pond Club funciona e muito bem. Como você pode ver na foto, pelo menos um terço da superfície aquática contêm plantas, para garantir que a filtragem seja efetiva.

Leia mais: EM LONDRES, A PRIMEIRA PISCINA QUE UTILIZA PLANTAS PARA PURIFICAR A ÁGUA

londres biopiscina

Fonte foto

O que tem uma biopiscina

Toda biopiscina tem que, em alguma proporção, tentar imitar a natureza – o movimento das águas, a filtragem pelas pedras e areias, o incremento de oxigênio pelas plantas aquáticas, o consumo de matéria orgânica pelos animais aquáticos – senão, não será bio.

biopiscina

Fonte foto

Uma biopiscina é um buraco impermeabilizado no qual vai se criar um ambiente “natural” que possa manter seus ciclos saudáveis, com mínima intrusão do ser humano (quando muito, uma bomba de água para aumentar o fluxo e refluxo pela área de filtragem), segundo esse perfil:

piscinas biologicas

Fonte foto

Porém, esse é um circuito fechado, exceto pela evaporação e as chuvas. Para além do mais, toda biopiscina terá um uso de banhistas, e esse uso incrementará os resíduos orgânicos. Pensando nisso veremos que, as biopiscinas sem bomba de refluxo de água ficarão prejudicadas no acúmulo de resíduos e, consequentemente, na formação de lodos pelas paredes.

O projeto de uma biopiscina

O projeto de uma biopiscina deve ser cuidadoso – e saiba que a construção de uma é mais cara do que a construção de piscinas convencionais. O que varia é o custo futuro da manutenção e o bem ambiental que você terá.

Enfim, você precisará da ajuda de um bom arquiteto para fazer o desenho mais adequado ao seu espaço disponível (na verdade a biopiscina cabe até em canto de muro só que, saiba que uma parte significativa da sua área líquida não poderá ser usada para seu refresco ou mergulhos pois deverá ter pedras, plantas, areia e declividade certa (que impeça o acúmulo de lodo).

Esta é uma ideia bonita. Você terá, dentro do seu jardim, um outro jardim, aquático. Poderá ter até peixes (preveja uma tela que impeça os peixinhos de passarem para o lado dos banhos, se preferir, claro) e, pode até ser que apareçam lagartos, tartarugas ou rãs para povoarem esse novo habitat.

biopiscina 3

Fonte foto

Mas, você também poderá pensar que, ter uma biopiscina em casa pode ser uma ótima alternativa para se acumular água para seu uso – captando das chuvas, mantendo limpa e podendo ser usada, em caso de necessidade.

Leia mais sobre acumulação de água e filtragem:

PLANTAR ÁGUA É POSSÍVEL, ENSINA A PERMACULTURA

SISTEMA CASEIRO CAPTA 1.200 LITROS DE CHUVA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...