Animais em extinção: em Itatinga-SP, uma estação de preservação

Em Itatinga, região de Piracicaba, oeste do estado de São Paulo, existe em uma área de 2.175,43 hectares, uma estação de preservação de animais ameaçados de extinção, a Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, administrada pelo Departamento de Ciência Florestais da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiróz, a Esalq.

Nesse local podem ser encontrados alguns espécimes da fauna brasileira como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda, entre outros.

Atualmente está sendo feito um inventário de mamíferos de médio e grande porte, lá ocorrentes, como parte de um trabalho de verificação de quais destes animais estão inclusos nas listas de espécies ameaçadas elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O processo de conferir as espécies é realizado por meio de armadilhas fotográficas distribuídas aos pares, por toda a área da Estação.

O trabalho é uma realização do Laboratório de Ecologia Manejo e Conservação de fauna Silvestre da Esalq-USP e a aluna que o está realizando é estagiária no laboratório e graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Letícia Prado Munhoes.

Já foram registrados os animais antes mencionados: tamanduá-bandeira, onça-parda e lobo-guará e ainda, cachorro-do-mato, gambá-de-orelha-branca, irara, quati, tamanduá-mirim, tatu-galinha, tatu-peba e o veado-catingueiro, estes incluídos nas listas dos ameaçados do ICMBio de 2014.

Com essa pesquisa em área restrita, pode-se recolher dados necessários para o refinamento dos planos de manejo em áreas florestais, com vistas à sua utilização em sistema produtivo e conservação, o que aumentará o potencial de uso das terras agro-florestais assim como a preservação das espécies de médio e grande porte, principalmente ameaçadas pela caça furtiva e destruição de seus habitats naturais.

Leia também:

LIVRO VERMELHO DAS ESPÉCIES EM EXTINÇÃO PARA AS CRIANÇAS

122 ESPÉCIES DE PÁSSAROS COLOMBIANOS ESTÃO SOB RISCO DE EXTINÇÃO

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Fonte foto tamanduá-bandeira: wikipedia.org