Livro vermelho das espécies em extinção para as crianças

  • atualizado: 

Livro vermelho

Ainda faltam alguns meses para outubro, o mês das crianças, mas já temos uma excelente sugestão dar de presente para a criançada, o Livro Vermelho das Crianças. Trata-se de uma publicação que serve de alerta aos leitores infantis a respeito do risco de extinção que afeta várias espécies da fauna brasileira. Desenvolvido com base nas pesquisas feitas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o livro foi lançado no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ideia é fornecer o conhecimento sobre a delicada situação de muitas espécies da fauna do Brasil desde cedo e com uma linguagem de fácil acesso para as crianças. Editada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e preparada por Otávio Maia e Tino Freitas, o Livro Vermelho das Crianças sugere respostas para perguntas elaboradas da seguinte forma:

a) Você sabe o que é o Livro Vermelho?

b) E uma espécie ameaçada?

c) Como é feita a Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção?

d) Quais são os principais riscos para a sobrevivência dos animais na natureza e o que pode ser feito para protegê-los?

Evidentemente, o livro traz uma retorica adequada para o entendimento infantil e, claro, possui desenhos. Todos eles elaborados por 76 crianças de várias regiões do país, quase todas participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo.

A protagonista do livro é a fauna nativa em histórias com o intuito de criar, não apenas o conhecimento, mas também empatia pelo tema nas crianças, reforçando o equilíbrio entre fauna e o meio ambiente.

Ao todo o livro retrata a história de 50 animais ameaçados de extinção em 87 páginas de texto e desenho, e entre as formas narrativas para atrair a garotada, o livro mostra um bate-papo entre Messi e Neymar no ninho da ararajuba; reflexões filosóficas da aranha-chicote, do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys; o discurso preocupado do rato Juscelinomys; a indignação de Justino, o tubarão-baleia; e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada.

O Livro Vermelho das Crianças é uma publicação do Canal Ciência, portal de divulgação científica do Ibict, em cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e não vendido. Quem quiser adquirir o exemplar pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

Talvez te interesse ler também:

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

ADORÁVEIS SAPOS EM MINIATURA: 7 NOVAS ESPÉCIES DESCOBERTAS NO BRASIL

COMER MENOS CARNE PARA SALVAR ANIMAIS SILVESTRES

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!