Frutas e hortaliças de Maio – saúde na sua mesa


Nesses tempos de crise climática geral as temperaturas balançam mais para cima do que para baixo. Maio vai entrar uns 10º C mais fresco do que Abril, que bom. Mas, saiba que mesmo assim está quente para o esperado da produção de outono, e isso afetará a oferta, e a qualidade de frutas e verduras.

São os tempos de alteração climática: muito calor, de verão, quando já devia ter chuva e temperaturas amenas. Todas essas alterações, em algum dia não muito longínquo alterarão também os alimentos que teremos disponíveis nas safras mas, por enquanto, e como o nosso país é imenso e variado de climas, temos frutas, verduras e legumes que correspondem aos meses de outono.

E, enquanto o clima se bagunça nós ainda podemos aproveitar o que se encontra, a preços mais baixos, nas feiras livres e mercados e, em alguns lugares, inclusive, aproveitar da produção orgânica e agroecológica que hoje é privilegiada por algumas políticas públicas.

Leia sobre a nova política pública da cidade de São Paulo: POLÍTICA PÚBLICA TORNA OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA MERENDA ESCOLAR DOS PAULISTANOS

Selecionei para maio abacate, caqui, berinjela, cará, feijão corado, almeirão, erva-doce e rabanete. Há muito mais nas feiras, basta você se informar em alguma das tabelas de produção de safra disponíveis na internet mas, de preferência, escolha, privilegie comer, neste mês, aquilo que a sua região produz de forma mais natural. A natureza, essa sábia mãe, nos doa sempre aquilo que precisamos e o que é mais adequado ao nosso organismo. É por isso que povos de altitude comem diferente dos povos litorâneos, e os povos de regiões desérticas, muito diferente mesmo do que comemos nós, de uma região subtropical úmida.

Então, em maio, aproveite para abusar do abacate, em todas as maneiras que você conhece: salada, salgado, doce, em sanduíches, aos pedaços, batido com leite ou só amassado no garfo, com um pouco de açúcar, mel, ou nada; e dos caquis, que se podem comer com casca e tudo se bem lavados. Outras frutas você encontrará a bom preço e, já se sabe, o indicado é que todos comamos até 3 peças de frutas diversas ao dia.

Leia também: ABACATE: PORQUÊ COMER UM POR DIA

abacate-maio

A berinjela nos permite uma variedade de pratos – que tal neste mês fazer algumas conservas com berinjela, alho e azeite, com um tico de pimenta para dar sabor mais ardido. As conservas, uma tradição européia que herdamos, possibilita ter o vegetal em épocas que normalmente não os teríamos. É um bom aprendizado que vem dos antigos e que você poderá agora experimentar.

Leia também: RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

conservas com berinjela

O cará, assim como o inhame, é um ótimo substituto às batatas, especialmente fácil de digerir e adequado também àqueles que têm a digestão mais delicada. O cará, e o inhame, podem ser cozidos e servidos com um molho de sua preferência, ou simplesmente com manteiga derretida, fica ótimo. Também é bom de se fazer assado no forno e, para as crianças pequenas, o purê de cará, temperadinho com manteiga e salsinha, elas vão gostar.

Leia também: INHAME: UM ALIMENTO MEDICINAL, CHEIO DE PROPRIEDADES E USOS

cará

Já o feijão, que não pode faltar na mesa brasileira, desse não há o que falar: abuse dos caldos, e do virado de feijão com as sobras. O reaproveitamento das sobras para fazer outros pratos interessantes é uma boa forma de se reduzir os desperdícios de alimentos que alcançam até 30% da nossa produção quando há tanta gente no mundo, ainda, passando fome.

Leia também: FEIJÃO: TIPOS, BENEFÍCIOS E CALORIAS

feijão maio

Salada de almeirão temperada com laranja, outra delícia que acompanha bem qualquer refeição e pode ser misturada com outras verduras que você encontre. Já os palitos de erva-doce, ou a erva-doce refogada com molho agridoce, bom, eu gosto muito.

Rabanetes temperados com azeite, alho e mel fazem uma salada refrescante bem adequada aos calores fora de hora mas, se o tempo mudar e finalmente entrar o outono, faça rabanetes refogados e coma-os com um arroz integral fresquinho.

rabanetes

Para a saúde aguentar tanta mudança climática é preciso variar na alimentação buscando sempre incorporar todas as cores, e vitaminas, que nosso corpo precisa. Mas se lembre, os alimentos integrais, apesar de mais caros ainda, são realmente muito mais adequados à uma alimentação sadia. Se você tiver, na sua mesa, uma variedade colorida de alimentos suas crianças aprenderão a gostar de tudo um pouco. E isso será muito importante para o futuro da sua vida pois, com as variações climáticas que a Terra enfrenta, pode ser que tenhamos de nos acostumar com outras coisas que hoje nem sequer conhecemos.

Mas, nada está perdido. Sigamos em frente, buscando fazer o melhor de cada um de nós para fazermos bem à Terra. Assim, respeitando os ciclos naturais, mesmo que estes mudem, nós conseguiremos nos adaptar por mais agrestes que sejam as circunstâncias.

Fazendo bem à nós mesmos, faremos bem à Terra, e o futuro será promissor para todos.

Talvez te interesse ler também:

BRASIL TAMBÉM TEM POLÍTICA PÚBLICA DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA

THE ORGANIC EFFECT: O QUE ACONTECE QUANDO COMEMOS SOMENTE ORGÂNICOS?

O QUE COMPENSA E O QUE NÃO COMPENSA COMPRAR ORGÂNICO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...