Chocolate: Tudo de Bom Também para a Memória e a Aprendizagem


Comer chocolate é bom demais! Mas agora vai ficar melhor ainda com a confirmação que vem de um estudo italiano que constata que “o alimento dos deuses” pode ser especialmente útil para o nosso cérebro, para melhorar a memória e outras funções cognitivas que promovem a aprendizagem.

Chocolate é sem duvida um alimento bom e saudável, amado por crianças e adultos, mas aqui falamos estritamente do chocolate escuro, amargo.

Rico em substâncias benéficas, como os flavonóides que têm efeito neuroprotetor, o chocolate mostra-se valioso para a nossa mente e é capaz de melhorar o nosso desempenho cognitivo. É o que surgiu de um estudo feito por pesquisadores da Università dell’Aquila, Itália, que tiveram o trabalho publicado na revista científica Frontiers in Nutrition.

Os pesquisadores examinaram estudos anteriores sobre os efeitos dos flavonóides com relação à função cognitiva. Viu-se que estes ingredientes ativos melhoram a chamada “memória de trabalho” que ajuda o raciocínio, a fazer cálculos matemáticos, mas também no processamento de informações visuais.

Os melhores resultados foram observados em idosos e mulheres. Estas últimas parecem ter obtido grandes benefícios do chocolate, mesmo depois de uma noite sem dormir. Viu-se que elas conseguiram exercer suas funções com maior clareza e foco, apesar do cérebro não ter tido o tempo necessário para descansar.

Quanto aos idosos, a revisão da literatura anterior sugeriu que a ingestão diária de flavonóides do cacau, por pelo menos 5 dias e até três meses, trouxe os maiores benefícios para a função cognitiva, melhorando a atenção, a velocidade de processamento, a fluência verbal e a memória de trabalho.

“Os flavonóides do cacau tem efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume de sangue no giro dentado do cérebro. Esta estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e, portanto, de potencial declínio de memória associada ao envelhecimento em seres humanos”, comentaram os autoresomentaram os autores do estudo, Valentina Socci e Michele Ferrara:

Esta não é a primeira pesquisa que se curva aos benefícios do chocolate, que são muitos, inclusive. Mas lembre-se, nada em exagero é bom, e aqui falamos de chocolate com mínimo 70% de cacau.

Leia mais sobre chocolate:

DESFAZENDO 10 MITOS SOBRE O CHOCOLATE

O CHOCOLATE AJUDA A EMAGRECER: A NOTÍCIA QUE TODOS ESPERAVAM

COMER CHOCOLATE AMARGO MELHORA A CIRCULAÇÃO E AJUDA A PREVENIR OBESIDADE E DIABETES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...