Tzatziki: receita original e 5 variantes

Tzatziki 5 variantes

O molho tzatziki é um condimento típico da Grécia, feito a base de iogurte e pepino, que normalmente é aromatizado com alho e endro (dill). É ideal para se fazer no verão ou em dias quentes pois é um molho leve e refrescante, que pode ser servido como um patê para passar no pão ou como condimento para saladas. Sinta o sabor da Grécia em casa e não deixe de se apaixonar por essa iguaria.

Sempre que possível, escolha como base um iogurte grego e ingredientes orgânicos.

Receita original

  • 250 gramas de iogurte grego
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de chá de endro picado (substitua o endro por hortelã ou salsinha caso não o encontre)

Endro. Fonte foto: beneficiosdasplantas.com.br

  • 2 pepinos
  • 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
  • 1 pitada de sal

Rale os pepinos com a parte grossa do ralador, sem as cascas e as sementes e coloque-os sobre um papel toalha ou pano de prato limpo para perder o excesso d'água. Pique o alho e o endro bem fininhos. Misture estes ingredientes com o iogurte grego, o azeite extra-virgem e bata tudo muito bem com uma colher. Acrescente o sal e o vinagre. Deixe repousar na geladeira por pelo menos meia hora e sirva.

1. Tzatziki picante

Esta variante do molho tzatziki picante substitui o alho por pimenta e é ótima para quem não gosta do sabor forte do alho cru. Siga a receita original removendo o alho e adicionando uma ou duas pimentas picadas. Alternativamente, você pode incrementar o molho tzatziki (com ou sem alho) com pimenta-do-reino em pó ou com páprica em pó.

2. Molho tzatziki vegano

Para preparar o molho tzatziki versão vegana você pode simplesmente substituir o iogurte grego por iogurte de soja (ou qualquer outro iogurte vegetal). Atenção para não colocar iogurte de soja adoçado.

3. Molho tzatziki com azeitonas pretas

A adição de azeitonas pretas na preparação do molho tzatziki é ótima para variar tanto a receita original quanto a receita vegana. O ideal seria ter as azeitonas pretas gregas, tipo Kalamata. Mas use as azeitonas pretas e grandes que você tiver ou até mesmo qualquer outra. Basta cortá-las em rodelas ou picá-las finamente e adicioná-las à receita original. A quantidade fica a gosto mas 6 azeitonas pretas e grandes são suficientes.

fonte foto: sweetonyou.blogspot.it

4. Molho tzatziki com suco de limão

Algumas variantes do molho tzatziki grego prevê a adição de suco de limão para dar a este molho um gostinho azedo característico. Basta substituir o vinagre da receita original pelo limão espremido na hora, inclusive colocando uma colher a mais se você aprecia limão.

5. Molho tzatziki com iogurte feito em casa

Se você não tiver iogurte grego e souber fazer iogurte em casa, é melhor, pois o iogurte caseiro é mais denso que o iogurte comprado.

Dica grega: maravilha dos deuses é comer este molho com abobrinha e berinjela fritas. É muito fácil a receita.

Corte abobrinhas e berinjelas em rodelas finas e passe-as na farinha de trigo. Tire o excesso da farinha chacoalhando tudo junto em um escorredor de arroz ou macarrão. Frite estas verduras e sirva com o tzatziki. Mhmmmmm

Leia também:

GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

INHAME: UM ALIMENTO MEDICINAL, CHEIO DE PROPRIEDADES E USOS

4 SEGREDOS PARA FRITAR COM SAÚDE

Fonte foto capa: judicialpeach.com