As Contradições do Veganismo que ninguém quer falar


Você está cansado de ver tortura animal em todas as redes sociais. Vídeos e notícias sobre crueldade animal pipocam pra cá e pra lá, até porque, o veganismo está fazendo mesmo muito sucesso ultimamente. Você não pediu para isso e realmente é chato pra caramba ficar vendo seres inocentes sendo maltratados. Aí você fica ainda com mais ódio dos veganos que, no final das contas, distribuem violência gratuita na internet como se fossem os paladinos da justiça animal. Então vamos lá, existem algumas verdades que ninguém, ou quase ninguém, fala sobre o veganismo. Essa dieta alimentar tem algumas contradições, infelizmente.

Muitos veganos são falsos

Muitos veganos (não todos) não comem carne, mas dão carne aos seus pets. Cadê a coerência?

Não há como escapar da exploração animal

Essa é uma verdade que muitos não admitem. Por mais que você tente escapar da exploração do homem sobre os outros animais, isso é impossível. Tudo tem animal no meio. Se não fossem os animais explorados por nós, não teríamos feito quase nada, não teríamos chegado a um mínimo do progresso que chegamos. E isso seria muito bom, porque o progresso muitas vezes é a nossa destruição, só que não…

Se não fossem os animais explorados

Talvez estivéssemos vivendo uma vida de mais paz e harmonia com eles, mas estaríamos ainda combatendo contra muitas doenças do passado que hoje são erradicadas. Em medicina, quase que não há pesquisa sem uso de animais. Infelizmente, ratos, macacos, coelhos e outros animais pagam o pato da nossa saúde. E se os veganos sentirem dor de cabeça provavelmente precisarão tomar um remédio testado em animal. Mas a dor de cabeça até que pode passar com camomila. O duro é curar doenças sérias, né? E aí?

Não dá para ser radical

É preciso dizer as coisas como elas estão. Você pode ser vegano até a página…. Se você ficar doente ou vai morrer como herói dos animais ou vai aceitar medicamento testado neles. Não que a luta dos veganos seja diminuída por isso, é que simplesmente é preciso ser honesto e coerente.

Veganos gostam mais de animais do que de gente

E aí que tem medicamento testado em gente mesmo, as cobaias humanas. Os homens têm consciência e recebem dinheiro para serem cobaias enquanto os animais não. O mesmo pensamento ataca os veganos dizendo por exemplo: “roupa de couro não mas roupa feita de trabalho escravo sim!?”

Veganos matam plantas

Verdade! As plantas também sentem, ainda que não da mesma maneira que sentem os animais, elas se comunicam entre si, têm vida própria e devem ser respeitadas como tal.

Veganos forçam uma dieta não natural

Verdade. Nossos antepassados comiam de tudo coletando e colhendo o que encontravam pela frente: frutas, sementes, ovos, plantas e até animais.

Veganos se acham superiores

Narcisismo espiritual é o comportamento de algumas pessoas que se sentem superiores às outras, porque se acham mais sensíveis e espiritualmente mais evoluídas. Nada mais contraditório que pregar amor e compaixão, destilando sentimento de superioridade sobre os outros.

Veganismo é moda

Sim, infelizmente muita gente leva o veganismo como questão de moda, quando se trata de coisa séria, pois pode ter implicações graves à saúde se seguido de maneira supérflua, como a moda.

O valor à vida

Mas sejamos honestos: os veganos estão ajudando a difundir a consciência de valor à vida, toda forma de vida. Eles não pediram para vir ao mundo em que é quase impossível viver sem a exploração animal mas, com a luta deles, muita coisa já está mudando.

Muitos produtos vêm sendo pensados, projetados, pesquisados e elaborados sem a necessidade de explorar animais. Roupas, cosméticos, alimentos, bebidas e até medicamentos.

Os veganos sabem da dificuldade diária que é rejeitar qualquer coisa que seja fruto da exploração animal e, por isso mesmo, eles merecem ainda mais respeito porque realmente não é fácil. Até cerveja tem peixe, muitos corantes e outros aditivos são de origem animal. É muito provável que os veganos acabem caindo na exploração sem saberem mas, o que conta é a determinação, a vontade de combater uma crueldade que pode ser evitada por outros métodos.

Se somos inteligentes, se somos mais inteligentes que outros seres, devemos prezar por eles porque sabemos da sensibilidade e da importância da vida. Os homens também devem ser respeitados bem como toda a forma de vida deve ser respeitada. O fato de amar os animais, não significa odiar os homens e permitir ou admitir o trabalho escravo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Parem de atacar os veganos, como meio de esconder uma possível decepção em não conseguir lutar diariamente contra os maus-tratos sofridos pelos animais, para satisfazer nossos desejos, ou porque acreditamos mesmo ser os mais abençoados, ou mais evoluídos do planeta.

Que os vídeos de horror distribuídos na internet consigam fazer com que as pessoas parem, pensem e mudem naquilo que podem mudar.

Respeito à opção de cada um

Para fazer bem ao planeta, aos animais, à vida, não precisa necessariamente ser vegano, é verdade! Mas é preciso respeitar a opção de cada um. Não precisa vir com teorias tentando convencer alguém de suas escolhas erradas quando tais escolhas não prejudicam ninguém, pelo contrário….

Diminuir o consumo de carne não fará mal à ninguém, deixar de contribuir para espetáculos, circos, aquários, zoológicos também ajuda a diminuir a exploração e a conscientizar as pessoas sobre tais meios exploratórios e inúteis.

Escolher produtos cosméticos, para limpeza, etc que não tenham sido testados em animais (afinal não são produtos de extrema necessidade) também contribui para a diminuição do sofrimento.

Enfim, o que você puder fazer, dentro das tuas capacidades, será muito bem-vindo para mudarmos este  mundo cheio de exploração do homem sobre os outros animais.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Janini
    Publicado em 05/12/2023 às 3:25 pm [+]

    comecei a ler o artigo e já no primeiro parágrafo me deu vontade de vomitar. Nem continuei. Nas primeiras 3 linhas já li tanta coisa absurda, que me admira este artigo neste site.
    Ridículos!!!


  2. Daia Florios
    Publicado em 07/12/2023 às 12:55 pm [+]

    Oi Janini, pode expressar seu desgosto pelo artigo, aliás escrito por uma vegana. Fique a vontade. Obrigada


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...